Evento marca um ano da Rede de Assistência às Mulheres em Situação de Violência
Atualizada em 25/03/2025 - 13h54
A juíza federal Marciane Bonzanini, ouvidora da Mulher da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul (SJRS), participou, na manhã de hoje (24/3), da solenidade de comemoração de um ano de existência da Rede de Assistência Humanizada às Mulheres em Situação de Violência do Grupo Hospitalar Conceição (Re-Humam/GHC). A juíza esteve presente no evento representando a Ouvidoria da Mulher do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). A cerimônia aconteceu no auditório da sede do Centro Administrativo do GHC, em Porto Alegre.
Inaugurada em março de 2024, a Re-Humam é um serviço do GHC, articulado pela rede interna da instituição, que atua no enfrentamento à violência contra as mulheres. Sua sede é na sala Elza Soares, localizada no Hospital Cristo Redentor, especializado em trauma e, por esta razão, é a principal porta de entrada de mulheres vítimas de violência atendidas no GHC.
O serviço Re-Humam tem como objetivo promover a proteção e a autonomia das mulheres, construindo com elas alternativas para encerramento do círculo de violência, desenvolvendo estratégias para enfrentar os desafios que surgem após a experiência, por meio de espaço seguro, escuta qualificada, atendimento humanizado, orientações e encaminhamentos aos recursos disponíveis.
O projeto também busca fortalecer práticas humanizadas nos diversos espaços do GHC onde as mulheres são atendidas, articulando as diversas equipes internas de cuidado e atendimento às mulheres, além de promover e atuar nas ações educativas e continuadas aos funcionários e terceirizados do GHC. É ponto focal para políticas mais amplas de apoio e enfrentamento à violência contra as mulheres.
O evento foi conduzido pelo diretor-presidente do GHC, Gilberto Barrichello, e teve como objetivo destacar as ações realizadas ao longo deste primeiro ano de atuação da Rede, reforçando a importância da assistência humanizada, da integração entre os diversos serviços: saúde, assistência social, segurança, orientações jurídicas, desenvolvido pelas esferas do executivo, legislativo e judiciário em âmbito municipal, estadual e federal no enfrentamento à violência contra as mulheres.
Em um período de 12 meses (março/2024 até fevereiro/2025), a Re-Humam atendeu um total de 884 usuárias, sendo 586 no Hospital Cristo Redentor (66%), seguido do Hospital Conceição com 129 casos (15%), Hospital Fêmina com 105 casos (12%), UPA Moacyr Scliar/Unidades básicas de Saúde/Hospital Criança 57 casos (6%), além de 7 funcionárias (1%). O maior índice são as violências físicas, com 654 casos (74%), seguido da violência sexual, com 174 casos (20%), além de outros tipos de violência (psicológica, patrimonial) com 56 casos (6%).
Além da juíza federal Marciane Bonzanini, estiveram presentes na cerimônia autoridades do município, estado e judiciário, assim como parlamentares, profissionais da saúde e representantes de instituições que colaboram diretamente com o enfrentamento à violência contra as mulheres em Porto Alegre, entre elas: a coordenadora do Núcleo Especial de Defesa dos Direitos das Mulher, defensora pública Paula Granetto; a deputada estadual Sofia Cavedon, promotora adjunta da Procuradoria Especial da Mulher da AL/RS; o deputado estadual Adão Pretto Filho, da Frente Parlamentar dos homens pelo Fim da violência contra a mulher; representantes da Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar; Fernada Mendes Ribeiro, coordenadora dos Diretos da Mulher da Prefeitura de Porto Alegre; Carine Bernardi, diretora de política das mulheres da SJCDH do governo do Estado; e Renata Gabert de Souza, presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social/GHC
notícias relacionadas
notícias recentes
-
TRF4TRF4 | Unijuí e UniftecAlunos de Direito do interior do RS visitam TRF430/04/2025 - 16:28
-
JFRSJFRS | EVASÃO FISCALEmpresário de Canoas é absolvido da acusação de sonegar R$ 6 milhões em tributos30/04/2025 - 15:09
-
TRF4TRF4 | JUDICIALIZAÇÃORede de Inteligência monitora ações envolvendo descontos nas aposentadorias29/04/2025 - 17:33