JF de Curitiba recebe Encontro Regional da Conciliação e da Justiça Restaurativa
Atualizada em 09/05/2025 - 13h37
Magistrados (as) e servidores (as) que atuam no Sistema de Conciliação (Sistcon) da Justiça Federal da 4.ª Região participaram de quarta-feira (7) até esta sexta-feira (9) do Encontro Regional da Conciliação e da Justiça Restaurativa, na Subseção Judiciária de Curitiba.
Promovido pelo Emagis, teve coordenação do desembargador federal Hermes Siedler da Conceição Júnior e da juíza federal substituta Catarina Volkart Pinto. O curso foi composto de painéis e oficinas, que capacitaram os participantes a aprimorar o tratamento de conflitos adequadamente e estimular a pacificação social.
Entre os principais incentivos para o encontro estão a crescente judicialização de conflitos coletivos e demorado trâmite dos processos judiciais respectivos; grande quantidade de demandas judiciais referentes e a recente implantação da Política de Justiça Restaurativa e da Política de Soluções Fundiárias, com novas possibilidades para tratamento dos conflitos.
O desembargador federal Hermes Siedler da Conceição Júnior e a juíza federal Luciane Merlin Clève, vice-diretora do foro da SJPR, deram as boas-vindas aos magistrados (as) e servidores (as) presentes na abertura do encontro.
Painéis e oficinas
No primeiro dia, o desembargador e coordenador do encontro falou sobre a política de conciliação do TRF4. Na sequência, a juíza Valéria Ferrioli Lagrasta, da 2.ª Vara da Família e das Sucessões da Comarca de Jundiaí/SP, realizou o primeiro painel, com o tema “Método Coletivo Dialogal: solução brasileira de conflitos organizacionais”.
Em seguida, a juíza federal substituta Catarina Volkart Pinto falou sobre “Boas Práticas da JF4R”. A programação ainda contou com painel sobre “Mediação e Povos Indígenas”.
Nesta quarta (8), o dia foi dedicado à promoção de quatro oficinas simultâneas. O encontro terminou com uma discussão sobre os “Desafios da Conciliação na JF4R”, comandada pelo desembargador federal Hermes Siedler e juízes coordenadores dos Cejuscons; assim como sobre “Desafios na Justiça Restaurativa na JF4R”, com a participação de Cristina de Albuquerque Vieira, coordenadora do Cejure/RS, e demais coordenadores dos Cejures.
Encerramento
A palestra “Novas Perspectivas para as Construção de Consensos”, ministrada pela mestre em mediação e juíza Josiane Estivalet, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, encerrou o encontro.
*A reprodução do conteúdo é autorizado desde que sejam atribuídos os devidos créditos à JFPR.
Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal do Paraná
COMSOC|JFPR - imprensa@jfpr.jus.br
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFRSJFRS | DescaminhoHomem é condenado por transportar mercadoria advinda do exterior sem a devida documentação fiscal09/05/2025 - 15:13
-
JFRSJFRS | UsucapiãoMorador de Rio Grande garante propriedade do imóvel onde reside há mais de duas décadas09/05/2025 - 13:46
-
TRF4TRF4 | Processo EletrônicoCNJ alerta tribunais sobre novas regras de contagem de prazos processuais08/05/2025 - 18:50