JFRS | Solenidade

Justiça Federal completa 20 anos em Cachoeira do Sul (RS)

23/05/2025 - 08h00
Atualizada em 23/05/2025 - 15h12
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A Justiça Federal iniciou sua atuação na cidade de Cachoeira do Sul e região no dia 8 de junho de 2005. Ao longo de duas décadas, muito trabalho foi realizado e milhares de ações julgadas, mas há, ainda, muito sendo feito pelo trabalho diário de juízes e servidores. Esta história será lembrada na solenidade comemorativa agendada para o dia 27 de maio às 16h.

A instalação da 1ª Vara Federal de Cachoeira do Sul, em 2005, facilitou o acesso da população aos serviços da Justiça Federal. No início, foram redistribuídos aproximadamente três mil processos de competência federal que tramitavam na Justiça Estadual, sendo que duas mil dessas ações eram referentes ao Instituto Nacional do Seguro Social.

Atualmente, duas juízas federais, 18 servidores e cinco estagiários trabalham em, aproximadamente, 1.760 processos. Somente no último ano, foram proferidas 2.834 sentenças. Desde o primeiro ano de funcionamento, já foram distribuídas 69.566 ações na Justiça Federal em Cachoeira do Sul.

Os números acima apresentam um indicativo do volume de trabalho da subseção e também apontam para a dedicação e empenho dos juízes e servidores que não medem esforços para fazer frente ao aumento da demanda e à agilização dos trâmites processuais. Eles entendem o impacto que as decisões judiciais provocam na vida das pessoas envolvidas, em especial as concessões de benefícios previdenciários, que atingem, na maioria dos casos, parcela vulnerável da sociedade brasileira.

Hoje, a Justiça Federal em Cachoeira do Sul tem jurisdição sobre 12 municípios. Em 2021, a sede da instituição na cidade passou a ser na Rua Otto Mernack, nº 219, em edifício construído com condições amplas de acessibilidade, em piso térreo e localizada na área central, facilitando o acesso do jurisdicionado aos serviços do órgão. Além disso, a edificação foi construída com requisitos de sustentabilidade. 

Nucom/JFRS (secos@jfrs.jus.br)


Imagem aérea da cidade de Cachoeira do Sul
Cachoeira do Sul