TRF4 | Sistcon

Fórum da Saúde do TRF4 debate judicialização e busca soluções conjuntas

26/05/2025 - 19h06
Atualizada em 26/05/2025 - 19h06
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O Sistema de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Sistcon/TRF4) promoveu, na última sexta-feira (23/5), a 11ª reunião do Fórum lnterinstitucional do Direito à Saúde. Neste primeiro encontro de 2025, magistrados e representantes de diversas instituições debateram os entraves crônicos envolvendo a judicialização da saúde.

Presidindo a última reunião da sua gestão no biênio 2023-2025, o desembargador federal Hermes Siedler da Conceição Júnior, coordenador do Sistcon, iniciou o encontro expressando sua satisfação em ter integrado um espaço de importantes realizações para o acesso ao Direito à Saúde.

“Nestes dois anos, presenciei a ampliação do diálogo interinstitucional e a busca por soluções estruturais, de forma sistêmica, entre os diversos atores e órgãos afetos ao Direito à Saúde”, ele relatou.

O magistrado também destacou as pontes construídas que permitiram alinhar e facilitar as perspectivas de atuação em matéria de saúde, como no período em que Supremo Tribunal Federal (STF) julgou os temas 6 e 1.234 de repercussão geral e o TRF4 especializou a competência em saúde nos Núcleos de Justiça 4.0 e na Central de Saúde do Paraná.

“É nesse ambiente de troca, dedicação, colaboração e comprometimento das instituições, que reside a verdadeira força do nosso Fórum. Ele nos capacita a enfrentar os desafios, adaptarmo-nos às mudanças e, acima de tudo, aprimorar a prestação de serviços à sociedade, de uma forma coletiva”, ele evidenciou.

O juiz federal coordenador do Fórum da Saúde, Bruno Henrique Silva Santos, prestou seus agradecimentos ao desembargador Hermes e iniciou o debate, passando a palavra para os primeiros painelistas.

Com o tema “Gestão estratégica da judicialização da saúde sob a ótica da advocacia pública”, o advogado da União Douglas Jurek, coordenador regional de Saúde Pública na Procuradoria Regional da União da PRU4/AGU apresentou e analisou dados de processos de saúde na AGU da 4ª Região. Compartilhando o painel, o advogado da União Davi Bressler expôs o cenário de Judicialização da Saúde pós-Tema 6.

Na sequência, Bruno Naundorf, servidor da Secretaria da Saúde do Estado do RS e atual auditor-geral do SUS na SES/RS, trouxe o tema “Judicialização da Saúde no RS em Análise Histórica e Atual: Causas, Consequências e Perspectivas”. Em sua apresentação, o painelista examinou o panorama da judicialização da saúde no estado do RS, analisando suas causas e consequências.

Finalizando as apresentações, o juiz federal substituto da 6ª Vara Federal de Joinville (SC), Antônio Araújo Segundo, exibiu o painel “Debate sobre o frequente não cumprimento de decisões judiciais pela União, com o consequente redirecionamento ao Estado, para fins de cumprimento da obrigação de fornecimento tecnologia em saúde”.

Na sua apresentação, o magistrado evidenciou as consequências do não cumprimento da União, como o impacto financeiro e assistencial para o Estado, e os desafios em garantir o direito à saúde do cidadão.

Encerrando a reunião, o desembargador Hermes despediu-se do Fórum da Saúde, destacando a importância e relevância deste espaço de construção coletiva. “Confesso que tenho aprendido muito para a minha atividade enquanto julgador nesses fóruns. Eu agradeço a todos vocês a possibilidade de terem compartilhado comigo o conhecimento e as ideias, durante todo esse período que tive a oportunidade de participar desses fóruns”, ele finalizou.

A reunião do Fórum da Saúde contou com a participação de representantes da Justiça Federal da 4ª Região; da Advocacia-Geral da União (PRU4); da Defensoria Pública da União (DPU); do Ministério Público Federal (MPF); da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); de Procuradorias-Gerais dos Estados do RS, SC e PR; do Ministério da Saúde; de Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMs); de Secretarias Estaduais de Saúde e o apoio da Secretaria do Sistcon/TRF4.

Fonte: Sistcon/TRF4


O encontro foi realizado de forma telepresencial pela plataforma Zoom
O encontro foi realizado de forma telepresencial pela plataforma Zoom
O encontro foi realizado de forma telepresencial pela plataforma ZoomO coordenador do Sistcon, desembargador federal Hermes Siedler da Conceição Júnior, presidiu a última reunião do Fórum da Saúde da sua gestão, no biênio 2023-2025O juiz federal Bruno Henrique Silva Santos, coordenador do Fórum da SaúdeO advogado da União Douglas Jurek participou do encontroO juiz federal substituto da 6ª Vara Federal de Joinville (SC), Antônio Araújo Segundo, foi um dos painelistas do FórumBruno Naundorf, servidor da Secretaria da Saúde do Estado do RS e atual auditor-geral do SUS na SES/RS, falou sobre judicialização da saúde no RS