Juíza Ingrid Schroder Sliwka é empossada diretora do Foro da JFRS
Atualizada em 02/07/2025 - 11h10
A juíza federal Ingrid Schroder Sliwka e o juiz federal Paulo Paim da Silva foram empossados, ontem (30/6), nos cargos de diretora e vice-diretor do Foro da Justiça Federal do Rio Grande do Sul (JFRS), respectivamente, para o biênio 2025-2027. A cerimônia, realizada no auditório do prédio-sede da instituição em Porto Alegre, foi conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal João Batista Pinto Silveira, com transmissão ao vivo pelo canal oficial no Youtube.
A mesa diretiva da solenidade foi composta pela juíza de Direito Giocanda Pitt, representando o Tribunal de Justiça do Estado do RS; pela procuradora Juliana Cuchiarelli, representando o Município de Porto Alegre; pelo chefe da Procuradoria da República no RS, procurador Felipe Muller; pelo presidente seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), Leonardo Lamachia; e pela promotora de Justiça Ana Carolina de Quadros Azamabuja, representando a Procuradoria-Geral de Justiça do RS. Contou com ainda a presença da vice-presidente do TRF4, desembargadora federal Vivian Josete Pantaleão Caminha; e pelo vice-corregedor regional da 4ª Região, desembargador federal João Pedro Gebran Neto; além de magistrados(as) e servidores(as) da JFRS, autoridades e convidados.
Na abertura da solenidade, foi executado o Hino Nacional, interpretado pela soprano Gabriela Nunes. Em seguida, a nova diretora e o vice-diretor do Foro leram e assinaram o Termo de Posse, individualmente. Depois, o diretor da Secretaria Administrativa da Direção do Foro, Anderson Alves Elesbão, fez a leitura da Ata de Posse e os novos dirigentes foram declarados empossados pelo presidente do TRF4.
A juíza federal Carla Evelise Justino Hendges, que dirigiu a JFRS durante o biênio 2023-2025, fez um discurso de despedida e de boas vindas à nova diretoria. Ela relembrou os desafios enfrentados por sua gestão, especialmente os resultantes da enchente de maio de 2024, e destacou a atuação do corpo funcional para conseguir superar os obstáculos e concretizar as ações. “Não foram poupados esforços para tentar atender aos anseios da comunidade, dos advogados, dos servidores e juízes. Buscou-se continuamente o aprimoramento das relações institucionais, da gestão eficiente de recursos, da gestão de pessoas e de suas competências, a melhoria das estruturas da área administrativa”.
Na sequência, o presidente da OAB/RS, elogiou a qualidade dos magistrados e servidores da JFRS, parabenizou o trabalho exemplar dos dirigentes que se despediram do cargo e desejou pleno êxito à nova direção do Foro. Ele destacou que “o TRF4 e esta Justiça Federal têm dado demonstrações, ao longo da sua história, de respeito à advocacia e à cidadania (...) Quero, ainda, (...) reafirmar a necessidade da defesa do estado democrático de direito; e a Justiça Federal do Estado do Rio Grande do Sul dá exemplo de respeito ao estado democrático de direito, dá exemplo ao devido processo legal e dá exemplo de respeito às nossas prerrogativas”.
Já o chefe da Procuradoria no RS, também parabenizou a gestão que encerra seu ciclo e os novos dirigentes, ressaltando que é um desafio deixar a jurisdição para assumir um cargo administrativo, pois não foram moldados para este cargo. Por isso, ele afirmou que “o Ministério Público Federal está à disposição para conversar. Acho que a gente pode ter um diálogo sempre mais constitutivo, mais proativo, naquilo que as instituições podem se ajudar mutuamente”.
Nova gestão
A nova diretora do Foro da JFRS, em sua fala, agradeceu à confiança pela designação do cargo. Ela ressaltou os desafios enfrentados pela administração do último biênio e reforçou seu compromisso com a instituição. “Mais da metade da minha vida e 3/4 dos meus 40 anos de trabalho, que serão completados em setembro, se passaram nesta casa. Tendo acompanhado sua significativa ampliação, interiorização, constante evolução e modernização, da qual são marcos de profundas mudanças: a criação do processo eletrônico, a instalação dos juizados especiais federais e a virtualização dos serviços. Sou parte e testemunha dessa história e, com muita honra, participante ativa, com diversas das pessoas aqui presentes, de projetos desenvolvidos pela nossa casa”.
Ela destacou a estrutura e atuação da instituição. “A Justiça Federal do Rio Grande do Sul constitui-se de um corpo de profissionais, em unidades administrativas e judiciais, todos laborando para cumprir o seu dever constitucional de entregar uma efetiva e célere prestação jurisdicional, com foco no cidadão que necessita dos seus serviços e em relações de trabalho, internas e externas, sadias, produtivas e sinérgicas”.
Ela afirmou, para o presidente do TRF4, que serão “envidados os melhores e mais autênticos esforços para estar à altura da confiança que me foi confiada. Estou disposta a servir com dedicação ao cargo de diretora do Foro”.
O presidente do TRF4 agradeceu a gestão da juíza Hendges e do juiz Lucarelli, elencando algumas ações realizadas por eles, como o enfrentamento dos danos causados pela enchente, o programa Re-destina, a instalação de placas fotovoltaicas na sede em Porto Alegre e o almoxarifado virtual. “Isto é uma pequena mostra da dedicação, das providências adotadas pelos gestores desta casa. Parabéns! Vocês realmente cumpriram a sua missão”.
Em relação à nova gestão, ele destacou a competência, a capacidade de lidar com problemas e apresentar soluções, e o comprometimento com a instituição da juíza Sliwka e do juiz Paim da Silva. “Tenho absoluta certeza que, com essa dupla, nós vamos ter uma administração da Direção do Foro do RS da mais alta qualidade e dedicação”.
A cerimônia foi encerrada com a execução do hino Rio-Grandense, que também foi cantado pela soprano convidada.
Nucom/JFRS (secos@jfrs.jus.br)
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFRSJFRS | Venda casadaSeguradora terá que restituir valores pagos por cliente em contratação indevida de seguro de vida03/07/2025 - 19:05
-
JFPRJFPR | Conscientização ambientalAdote uma Árvore: plantio de Ipê-Amarelo abre campanha de distribuição de mudas03/07/2025 - 18:35
-
JFSCJFSC | CejusconJFSC realiza mutirão de conciliações em Joinville para desapropriações de trechos da BR-28003/07/2025 - 18:16