TRF4 | Magistratura

Novos juízes federais substitutos passam por curso de ambientação

21/07/2025 - 16h56
Atualizada em 21/07/2025 - 18h04
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A Escola de Magistrados e Servidores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Emagis/TRF4) está promovendo um curso de ambientação para dois novos juízes federais substitutos da 4ª Região que realizaram o curso de formação inicial no TRF da 2ª Região (TRF2), no Rio de Janeiro. As atividades da ambientação ocorrem de forma presencial nesta semana, entre os dias 21 e 25 de julho, nas Salas de Cursos da Emagis, no prédio anexo do TRF4, em Porto Alegre.

Os juízes substitutos Guilherme Marcos Kuhn e Renato Ivan Filho foram aprovados no XVIII Concurso Público para provimento de cargo de Juíza e de Juiz Federal Substituto da 4ª Região e foram empossados em 27 de março deste ano. Após a posse, eles realizaram o curso de formação inicial de juízes federais na sede do TRF2, por meio de um intercâmbio entre a 4ª e 2ª Regiões. Com a conclusão da formação inicial na última sexta-feira (18/7), eles retornaram ao TRF4 e vão passar, nesta semana, pelo curso de ambientação.

As atividades de ambientação servem como uma complementação do curso de formação inicial, tendo a finalidade de proporcionar aos novos magistrados, além do conhecimento das estruturas e dos procedimentos peculiares da Justiça Federal da 4ª Região, uma integração adequada à nova estrutura profissional.

Dessa forma, o curso de ambientação vai apresentar aos dois juízes as estruturas administrativas e judiciárias do TRF4, suas particularidades, bem como seus sistemas próprios e funcionalidades, a fim de que eles possam desempenhar plenamente suas funções administrativas e jurisdicionais na 4ª Região.

O curso conta com a coordenação científica da desembargadora federal Vânia Hack de Almeida e da juíza federal Graziela Soares. As atividades possuem carga horária total de 20 horas-aula e acontecem entre 21 e 25/7, pela tarde.

Nesta segunda-feira (21/7), os juízes tiveram as primeiras aulas abordando o funcionamento, as atribuições e a estrutura da Presidência e da Vice-Presidência do TRF4, ministrada pela desembargadora federal Vivian Josete Pantaleão Caminha, e da Corregedoria Regional da 4ª Região, ministrada pela desembargadora federal Salise Monteiro Sanchotene.

Ao longo do curso, as atividades vão tratar de assuntos como a Emagis; a Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais (Cojef); a Secretaria da Magistratura (Samag); o Sistema de Conciliação da 4ª Região (Sistcon); o Sistema Eletrônico de Informações (SEI); o sistema eproc; os Centros de Inteligência da Justiça Federal da 4ª Região; e as Direções de Foro das Seções Judiciárias do RS, de SC e do PR.

A programação completa do curso de ambientação está disponível para ser acessada no seguinte link: https://www.trf4.jus.br/2Sbw7.

ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)


Os juízes federais substitutos Guilherme Marcos Kuhn e Renato Ivan Filho estão passando pelo curso de ambientação entre os dias 21 e 25 de julho
Os juízes federais substitutos Guilherme Marcos Kuhn e Renato Ivan Filho estão passando pelo curso de ambientação entre os dias 21 e 25 de julho
Os juízes federais substitutos Guilherme Marcos Kuhn e Renato Ivan Filho estão passando pelo curso de ambientação entre os dias 21 e 25 de julhoJuízes federais substitutos Guilherme Marcos Kuhn (dir.) e Renato Ivan FilhoA coordenadora científica do curso, desembargadora Vânia Hack de Almeida (esq.), junto com a desembargadora Vivian Josete Pantaleão Caminha, que ministrou aula sobre a Presidência e Vice-Presidência do TRF4As aulas acontecem nas Salas de Cursos da Emagis, no prédio anexo do TRF4