TRF4 | Ouvidoria da Mulher

Desembargadora Blasi fala sobre enfrentamento à violência contra mulheres em eventos do TRE e OAB do RS

25/07/2025 - 19h56
Atualizada em 25/07/2025 - 19h56
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A ouvidora da Mulher do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargadora federal Ana Cristina Ferro Blasi, participou na tarde desta sexta-feira (25/7) do evento “Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra Magistradas e Servidoras”, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS) do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). Ana Blasi proferiu a palestra magna sobre o tema “Experiência do TRF4 na adoção do Protocolo de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica”.

O evento foi realizado no Plenário da sede do TRE-RS, em Porto Alegre, e marcou a adoção, no âmbito da corte eleitoral, do Protocolo Integrado de Prevenção e Medidas de Segurança voltadas ao Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar contra Magistradas e Servidoras, conforme a Recomendação nº 102, de 19 de Agosto de 2021, do Conselho Nacional de Justiça.

Na palestra, a desembargadora Blasi falou sobre medidas de segurança e prevenção voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar e a adoção do Protocolo no TRF4 e na Justiça Federal da 4ª Região. Durante o evento, foi abordada a preocupação institucional com o enfrentamento da violência de gênero, especialmente considerando as peculiaridades que envolvem o perfil das vítimas.

Além de Ana Blasi, o evento também contou com as seguintes participantes: desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, que é diretora da EJERS e realizou a abertura das atividades; psicóloga forense e criminal Karen Netto, que é perita judicial e assistente técnica, com ênfase em perícia psicológica com perspectiva de gênero; desembargadora Caroline Agostini Veiga, que é ouvidora de Gênero, Raça e Diversidade do TRE-RS; e desembargadora Maria de Lourdes Galvão Braccini de Gonzalez, que é vice-presidente e corregedora do TRE-RS.

“Café com L” na OAB/RS

Já na noite de quinta-feira (24/7), a desembargadora Blasi foi a convidada do “Café com L”, tradicional evento promovido pela Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da Seccional do Rio Grande do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (CDSG da OAB/RS). A ouvidora da Mulher do TRF4 foi a palestrante do principal painel desta edição do evento.

Durante o painel, Ana Blasi detalhou as iniciativas recentes do TRF4 relacionadas ao enfrentamento de violência contra as mulheres em sua gestão a frente da Ouvidoria da Mulher da corte.

O encontro foi realizado no espaço OAB/RS Cubo, localizado no bairro Praia de Belas em Porto Alegre. O evento contou ainda com o apoio de três comissões da OAB gaúcha: a de Igualdade Racial (CIR), a de Direitos Humanos (CDH) e a da Mulher Advogada (CMA).

Nesta edição do “Café com L”, além da desembargadora Blasi, também estavam presentes: o advogado Leonardo Lamachia, presidente da OAB/RS; a advogada Bianca Hilgert, presidente da CDSG da OAB/RS; a advogada Janaina Cordeiro, presidente da CIR da OAB/RS; a advogada Renata Gabert, integrante da CDH da OAB/RS; e a advogada Maximilia Silva de Paula, presidente da CMA da OAB/RS.

ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)


A desembargadora federal Ana Cristina Ferro Blasi, ouvidora da Mulher do TRF4, palestrou em evento realizado nesta sexta-feira (25/7) no TRE-RS
A desembargadora federal Ana Cristina Ferro Blasi, ouvidora da Mulher do TRF4, palestrou em evento realizado nesta sexta-feira (25/7) no TRE-RS
A desembargadora federal Ana Cristina Ferro Blasi, ouvidora da Mulher do TRF4, palestrou em evento realizado nesta sexta-feira (25/7) no TRE-RSDesembargadora Blasi (centro) junto com as outras autoridades que participaram do evento no TRE-RSNa quinta-feira (24/7), a ouvidora da Mulher do TRF4 participou do evento No evento da OAB/RS, a desembargadora Blasi abordou as iniciativas recentes do TRF4 relacionadas ao enfrentamento de violência contra mulheres