Projeto Aproxima conclui semestre com a mais desafiadora das visitas
Atualizada em 06/08/2025 - 16h33
O Projeto Aproxima teve um de seus maiores desafios no final de julho, desde que foi iniciado, em março de 2024, ao concluir os atendimentos previstos para o primeiro semestre de 2025 desta iniciativa da Justiça Federal do Paraná (JFPR) e órgãos parceiros.
As equipes desembarcaram na Comunidade Vila da Barra do Ararapira, na Ilha de Superagui, no litoral do estado. São cerca de 130 quilômetros de distância de Curitiba até lá – já na divisa com o estado de São Paulo – e o deslocamento precisa ser de barco.
É uma comunidade que está muito isolada por causa da abertura da Barra Nova, na Ilha do Cardoso, explica a servidora e coordenadora do Aproxima, Kely Laurentino, que esteve em todas as 28 missões até aqui. “A gente teve que estudar muito bem a questão das marés. Tem que ir na maré alta, pelo varadouro, por causa do calado dos barcos”, relata.
Por outro lado, Kely conta que do Ariri até a Vila da Barra do Ararapira, foi preciso partir na maré baixa. “Se a maré estiver alta, é perigoso, porque pega mar aberto”.
Dois dias de deslocamentos
Foi um dia reservado apenas para a ida. As equipes saíram na manhã de 24 de julho de Curitiba, e seguiram até Paranaguá. De lá, se deslocaram para o distrito de Ariri, que fica no município de Cananéia, no litoral paulista. Somente no dia 25, foram de Ariri até a Vila da Barra do Ararapira, de volta ao Paraná, onde realizaram os atendimentos até o fim da tarde.
Escuta ativa e 215 atendimentos individuais
Foi realizada uma escuta ativa da comunidade e também realizados 215 atendimentos individuais, incluindo alteração de CPF, conferência de cadastros junto à Receita Federal, orientação de reconhecimento de paternidade, atualizações cadastrais no CRAS, solicitações de certidões de nascimento e casamento, expedições de RG, renovações de habilitação náutica, inscrições de embarcações, transferências de títulos de eleitor, concessões de aposentadorias, exames e consultas clínicas, entre muitos outros serviços.
No final da tarde, as equipes retornaram até Ariri, para pernoite. No terceiro dia, retornaram para Paranaguá e, depois, para Curitiba, concluindo a última missão do primeiro semestre de 2025.
*A reprodução do conteúdo é autorizado desde que sejam atribuídos os devidos créditos à JFPR
*Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal do Paraná*
*COMSOC | JFPR - imprensa@jfpr.jus.br*
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFRSJFRS | RacismoDuas pessoas são condenadas em Passo Fundo por atos de discriminação racial contra povos indígenas em rede social05/08/2025 - 18:05
-
TRF4TRF4 | Mês de Proteção à MulherTRF4 ilumina o prédio em adesão ao Agosto Lilás05/08/2025 - 17:25
-
TRF4TRF4 | CapacitaçãoTribunal promove curso de formadores para magistrados e servidores da 4ª Região05/08/2025 - 12:53