TRF4 | Boas Práticas do Poder Judiciário

Projeto “Conversas Necessárias” é apresentado para consultores do Prêmio Innovare

06/08/2025 - 18h46
Atualizada em 06/08/2025 - 18h50
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Na tarde desta quarta-feira (6/8), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) recebeu a visita técnica de dois consultores do Prêmio Innovare, os advogados Luis Augusto Salami Lacerda e Graciana Alves Scarpellini Campos. Eles vieram ao Sistema de Conciliação (Sistcon) da corte para conhecer o projeto Conversas Necessárias, prática da Justiça Restaurativa da Justiça Federal da 4ª Região que promove espaços seguros de fala e de escuta de temas sensíveis, relacionados aos Direitos Humanos e de pautas antidiscriminatórias, como racismo, gênero, capacitismo e assédio.

O projeto Conversas Necessárias está inscrito na 22ª edição do Prêmio Innovare, concorrendo na Categoria CNJ, que inclui práticas cadastradas exclusivamente no eixo temático “Equidade Racial” no Portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de Boas Práticas do Poder Judiciário.

Participaram da apresentação, o desembargador Hermes Siedler da Conceição Júnior, que foi o coordenador do Sistcon durante o biênio 2023-2025, no período em que o Conversas Necessárias foi expandido para toda a Justiça Federal da 4ª Região; a juíza Catarina Volkart Pinto, coordenadora do projeto; as servidoras da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul (SJRS) Cláudia Marlise da Silva Alberton e Juliana Mayer Goulart, integrantes do Conversas Necessárias; e a servidora da Seção de Justiça Restaurativa do Sistcon Fernanda Ribeiro Rabaldo.

Durante a reunião, foram abordados a origem da iniciativa, o desenvolvimento da prática, a dinâmica do Conversas Necessárias, a facilidade de multiplicação das ações e os desafios no trato de temas como o racismo. Os consultores do Prêmio Innovare também assistiram a um vídeo institucional contando a história do projeto.

No encontro, foi explicado que o Conversas Necessárias é um eixo do Círculos de Conversa, projeto surgido em 2020, durante a pandemia da Covid-19, na SJRS, com o objetivo de aproximar as pessoas, ainda que virtualmente, restaurando conexões e pertencimento.

Desde 2023, o Círculos de Conversa é uma atividade regionalizada, que atinge todas as pessoas que trabalham na Justiça Federal da 4ª Região, nos três estados do Sul (RS, SC e PR), envolvendo magistrados, servidores, trabalhadores terceirizados, estagiários e colaboradores.

O Conversas Necessárias trata, por meio da metodologia dos Círculos de Construção de Paz, de assuntos vinculados à temática antidiscriminatória, como o racismo, gênero, assédio, capacitismo, diversidade e inclusão. A atividade é realizada por magistrados e servidores da 4ª Região formados em Círculos de Construção de Paz e que tenham conhecimento nas temáticas abordadas, que participam de forma voluntária e colaborativa. O projeto atua em parcerias com o Grupo de Trabalho em Direitos Humanos, Equidade de Gênero, Raça e Diversidades e outros setores da Justiça Federal da 4ª Região que abordem os temas.

“Nós que trabalhamos com a Justiça Restaurativa na 4ª Região percebemos que a metodologia dos Círculos de Construção de Paz seria muito importante para que fosse possível tratar de alguns assuntos mais difíceis dentro da instituição e fazer essas conversas que são necessárias sobre a temática do racismo”, disse a juíza Catarina durante a apresentação.

Já o desembargador Hermes, em sua fala, destacou o ineditismo do projeto dentro do Poder Judiciário e ainda ressaltou: “é muito gratificante ver que na nossa instituição existem magistrados e servidores dedicados a criarem soluções para tratarmos de temas como o combate à discriminação e ao racismo, que são pautas de importância fundamental para a Justiça”.

Prêmio Innovare

Criado em 2004, o Prêmio Innovare está em sua 22ª edição em 2025. Ao todo, 298 iniciativas já foram destacadas com prêmios e menções honrosas. A premiação tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no sistema de Justiça do Brasil. Além de reconhecer, o Innovare busca identificar ações concretas que signifiquem mudanças relevantes em rotinas consolidadas e que possam servir de exemplos a serem implantados em outros locais.

O Prêmio é promovido pelo Instituto Innovare, uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivos principais e permanentes a identificação, premiação e divulgação de práticas do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e de advogados que estejam contribuindo para a modernização, a democratização do acesso, a efetividade e a racionalização do Sistema Judicial Brasileiro.

ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)


A apresentação do projeto Conversas Necessárias aconteceu na sala do Sistcon no TRF4, em Porto Alegre
A apresentação do projeto Conversas Necessárias aconteceu na sala do Sistcon no TRF4, em Porto Alegre
A apresentação do projeto Conversas Necessárias aconteceu na sala do Sistcon no TRF4, em Porto AlegreOs dois consultores do Innovare foram recebidos por magistrados e servidores da 4ª RegiãoO projeto Conversas Necessárias é uma das práticas que está concorrendo na 22ª edição do Prêmio Innovare