Escola de Magistrados e Servidores do TRF4 recebe visita técnica de equipe da Enfam
Atualizada em 14/08/2025 - 13h29
Na manhã desta quinta-feira (14/8), foi iniciada uma visita técnica de integrantes da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) à Escola Judicial de Magistrados e Servidores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Emagis/TRF4). A iniciativa tem o objetivo de propiciar o diálogo interinstitucional entre as duas Escolas, promovendo o alinhamento pedagógico e administrativo das ações educacionais da Emagis em consonância com as diretrizes da Enfam e da Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura (Renejum).
A solenidade de abertura dos trabalhos da visita técnica aconteceu na Sala de Cursos da Emagis, localizada no Prédio Anexo do TRF4, em Porto Alegre. O ministro Benedito Gonçalves, integrante do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e diretor-geral da Enfam, participou do evento por videoconferência e realizou a abertura.
“As visitas técnicas que a Enfam promove nas Escolas Judiciais dos tribunais não são meramente um momento protocolar, trata-se na verdade de uma diretriz estratégica e de um esforço concreto de valorização do diálogo, da escuta ativa, do estreitamento dos laços institucionais e da construção colaborativa de soluções para os desafios contemporâneos que cada vez mais estão presentes na formação e no aperfeiçoamento dos nossos juízes”, ressaltou Benedito Gonçalves.
O ministro ainda pontuou que a iniciativa “integra o planejamento anual da Enfam e busca consolidar o ambiente colaborativo entre todas as Escolas Judiciais, promovendo um alinhamento pedagógico, normativo e institucional das ações educacionais voltadas para a magistratura”.
Em sua manifestação, Benedito Gonçalves elogiou a atuação da Emagis. Ele declarou que “a Escola do TRF4 é sem dúvidas um exemplo de como o ensino judicial pode contribuir para a concretização dos valores constitucionais, como a dignidade da pessoa humana, a igualdade, a inclusão e o acesso à Justiça; a Emagis se destaca por sua trajetória de excelência acadêmica, rigor metodológico e compromisso com a formação crítica e transformadora da magistratura”.
O secretário-geral da Enfam, juiz federal Ilan Presser, também participou do evento por videoconferência e destacou que a ideia das visitas técnicas é “de auxiliar, de ouvir os integrantes das Escolas Judiciais e, com isso, poder atender as demandas que são trazidas”.
O juiz ainda sublinhou que “a Justiça Federal da 4ª Região possui quadros de magistrados e servidores bastante competentes e qualificados, então, nessa visita técnica, tenho certeza de que a Enfam vai colher propostas valorosas para fortalecer a Renejum e aprimorar a educação judicial ética, humanista e empática”.
O diretor da Emagis, desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, falou em seguida, dando as boas-vindas à equipe da Enfam. Ele destacou que a visita técnica “é extremamente importante pois representa uma oportunidade para que possamos partilhar o trabalho que vem sendo feito na Emagis e mostrar a nossa realidade local da 4ª Região, sempre com o espírito de colaborar com a Enfam”.
A vice-presidente do TRF4, desembargadora federal Vivian Josete Pantaleão Caminha, participou da abertura representando o presidente da corte, desembargador federal João Batista Pinto Silveira. Em sua fala, ela parabenizou a gestão do ministro Benedito Gonçalves na Enfam pela iniciativa de realização das visitas técnicas, ressaltando que “são fundamentais para o estreitamento do relacionamento da Escola local com a Escola nacional”.
Já a conselheira da Emagis, desembargadora federal Taís Schilling Ferraz, que também atua como docente em cursos da Enfam, disse que “é uma alegria ter a oportunidade de poder reunir as equipes das duas Escolas; a equipe da Enfam, com a qual venho trabalhando há tantos anos e em tantos projetos diferentes, junto da equipe da Emagis, de qualidade incrível e com uma história de pensar a formação judicial, em um encontro muito significativo para a educação judicial”.
A programação das atividades de hoje (14/8) inclui uma visita às instalações da Emagis e uma reunião com a equipe técnica da Emagis e a equipe técnica da Enfam.
Na sexta-feira (15/8), pela manhã, acontece um ciclo de oficinas colaborativas para magistrados do TRF4 e do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), que será promovido em parceria pela Enfam, pela Emagis e pela Escola Superior da Magistratura da Associação dos Juízes do Estado do Rio Grande do Sul (Ajuris). A ação educacional tem por objetivo reunir sugestões para prospectar a educação judicial no futuro.
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)




notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFRSJFRS | NegligênciaVinícola deverá ressarcir ao INSS valores de pensão por morte em decorrência de acidente de trabalho14/08/2025 - 16:03
-
JFRSJFRS | ProuniInstituição de ensino deverá restabelecer bolsa de 100% para aluna do curso de graduação em Psicologia14/08/2025 - 11:00
-
TRF4TRF4 | Nova Petrópolis (RS)Desmatamento de Mata Atlântica para loteamento residencial gera indenizações por danos ambientais e morais coletivos13/08/2025 - 18:03