Tribunais do RS são reconhecidos por inovação em premiação nacional
Atualizada em 10/09/2025 - 17h49
O projeto CAP 360°, uma iniciativa interinstitucional que reúne o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) e o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), conquistou o 1º lugar no Prêmio de Inovação do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A entrega da premiação ocorreu na última semana (3/9), durante a abertura do 5º Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário – FestLabs 2025, realizado em Belém do Pará, na sede da Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará (EJPA).
Reconhecimento nacional
Fruto da rede de Laboratórios de Inovação do Judiciário do Rio Grande do Sul, o projeto CAP 360° busca oferecer atendimento integrado e qualificado ao cidadão nas Centrais de Atendimento ao Público (CAPs), evitando deslocamentos desnecessários e fortalecendo o acesso à Justiça.
A premiação foi recebida em nome da Justiça Federal da 4ª Região pelas representantes da Corregedoria Regional, juíza federal Daniela Tocchetto Cavalheiro e servidora Niriane Neumann, que à época do desenvolvimento do projeto atuaram no iNOVATCHÊ, Laboratório de Inovação da Justiça Federal do Rio Grande do Sul (JFRS). Pelo TRF4, participaram os servidores Alexandre Kenzi Antonini e Maria Elisa Coelho, representando o Inspiralab, Laboratório de Inovação do tribunal.
Colaboração interinstitucional
No âmbito da Justiça Federal da 4ª Região, o projeto foi desenvolvido por Marcos Vinícius de Azevedo Jobim, diretor do Núcleo da Central de Atendimento ao Público da JFRS, e por Luís Henrique de Brito Russo, diretor do Escritório de Projetos do TRF4, com a cooperação dos tribunais parceiros.
Sobre o projeto
O CAP 360° nasceu da constatação de que, muitas vezes, o cidadão procura uma Central de Atendimento ao Público (CAP) de um tribunal para tratar de demandas que, na verdade, são de competência de outro ramo da Justiça.
Em muitos desses casos, a questão poderia ser solucionada com uma orientação simples ou por meio de contato direto com a CAP correta.
A partir dessa percepção, a iniciativa promoveu o treinamento dos servidores das Centrais de Atendimento dos tribunais participantes e a elaboração de um material de apoio padronizado para auxiliar no atendimento. Assim, mesmo quando o cidadão se dirige ao local “errado”, consegue obter uma resposta mais clara ou, em alguns casos, até mesmo solucionar sua demanda de imediato.
O Prêmio
O Prêmio Inovação do Poder Judiciário, instituído pela Resolução CNJ nº 395/2021, reconhece soluções criativas e eficazes voltadas à melhoria dos serviços públicos da Justiça brasileira, valorizando instituições e profissionais que promovem transformações relevantes no setor.
A premiação é aberta a magistradas, magistrados, servidoras, servidores, terceirizados, estagiários e jovens aprendizes em atividade nos órgãos do Judiciário, reforçando o compromisso do CNJ com a valorização da inovação, assim como com o aprimoramento e a excelência no serviço público.
Com informações da Agência CNJ de Notícias
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFRSJFRS | Direito à informaçãoIF Farroupilha deverá emitir certidão de tempo de aluno aprendiz para ex-estudante10/09/2025 - 17:13
-
JFPRJFPR | PROCESSO SELETIVOJF de Londrina abre vagas de estágio para estudantes de Direito09/09/2025 - 16:25
-
JFRSJFRS | Tráfico e contrabandoHomem é condenado por importar e vender cigarros eletrônicos, substância líquida contendo THC e cannabinnol e sementes de maconha09/09/2025 - 15:41