JFPR e TRE assinam acordo de cooperação para gestão de usina fotovoltaica em Paranavaí
Atualizada em 19/09/2025 - 18h06
A Justiça Federal do Paraná (JFPR) e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE) assinaram, na tarde desta sexta-feira (19), um Acordo de Cooperação Técnica para a gestão e manutenção da usina fotovoltaica de Paranavaí. O documento prevê o compartilhamento da energia elétrica por ela gerada, conforme a Lei nº 14.300/2022, que institui o marco legal da microgeração e minigeração distribuída.
A iniciativa entre os órgãos do poder judiciário está alinhada com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e com as resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que incentivam a sustentabilidade e a economicidade na administração pública.
O presidente do TRE Paraná, Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, reafirmou a importância do acordo firmado com a Justiça Federal do Paraná “o compartilhamento da energia gerada é uma forma de juntos explorarmos o potencial da usina, que é referência nacional em termos de energia renovável”.
“O acordo de cooperação técnica celebrado entre as instituições é um passo importante, um paradigma de inovação como iniciativa de sustentabilidade. É um passo importante e desejado por nós há um bom tempo. Então a expectativa da nossa parte é a melhor possível", disse o juiz federal José Antonio Savaris, diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná (SJPR).
Além do magistrado, também assinaram o acordo o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, presidente do TRE, e o desembargador Marcel Guimarães Rotoli de Macedo, juiz de cooperação para o segundo grau do TRE. Estavam presentes na celebração a desembargadora eleitoral Vanessa Jamus Marchi, o desembargador eleitoral Osvaldo Canela Junior e a diretora geral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná Solange Maria Vieira. A JFPR também esteve representada no ato pela diretora administrativa da SJPR, Daniela Hideko Ynoue, e pelo diretor do Núcleo de Sustentabilidade da instituição, Marcos Corrêa.
Sobre a usina e projetos de energia solar
A Usina Fotovoltaica do TRE em Paranavaí, inaugurada em 2019, abastece a sede do Tribunal e os seus 154 Fóruns Eleitorais. O projeto tem como objetivo compensar 100% do consumo de energia elétrica da Justiça Eleitoral do Paraná.
A experiência com energia limpa já é uma realidade na JFPR. Desde 2020, a Subseção de Londrina realiza a captação por incidência solar para geração de energia. Os resultados da unidade já demonstram impactos positivos, com uma redução significativa no consumo de energia elétrica.
notícias relacionadas
-
JFRSJFRS | Operação PasteurQuatro servidores do Mapa e três administradores de uma indústria de laticínios são condenados por corrupção11/02/2026 - 19:12 -
JFRSJFRS | ErechimHomem é condenado por comércio ilegal de armas e, junto com outro réu, também por falsidade ideológica e comunicação falsa de crime11/02/2026 - 18:50
notícias recentes
-
TRF4TRF4 | JURISPRUDÊNCIAA edição nº 267 do Boletim Jurídico do TRF4 já está disponível11/02/2026 - 18:37 -
JFPRJFPR | Integração RegionalJFPR sedia reunião para alinhar estratégias de formação em IA na 4ª Região11/02/2026 - 17:10 -
JFPRJFPR | EditalJFPR abre inscrições para seleção de projetos sociais de entidades públicas e privadas10/02/2026 - 18:30





