Emagis promove curso para servidores da área de Psicologia da Justiça Federal da 4ª Região
Atualizada em 01/10/2025 - 17h18
A Escola de Magistrados e Servidores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Emagis/TRF4) promoveu nesta semana, entre os dias 30/9 e 1º/10, o curso “Sobre(viver): Gerenciando crises e lutos”. A atividade de capacitação foi voltada para as servidoras e servidores que atuam nas áreas técnicas de Psicologia da Justiça Federal da 4ª Região e teve como objetivo aprimorar os conhecimentos no manejo de situações de crises, desastres climáticos, luto e suicídio, uma vez que tais eventos têm se tornado mais recorrentes e reverberam no ambiente de trabalho.
A docente do curso foi a doutora em Psicologia Caroline Santa Maria Rodrigues. A ministrante é especialista em Urgência e Emergência do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS no formato de Residente Multiprofissional em Saúde (2012); especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia (2013); especialista em Terapia Sistêmica pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo - CEFI (2013); e possui Formação em Terapia de Esquemas pela Wainer (2023). Ela é professora universitária da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, no Curso de Psicologia da PUCRS, e professora colaboradora do CEFI, no curso de Especialização Intervenções em Situação de Luto, atuando também como psicóloga clínica e como consultora empresarial com foco em situações críticas.
A abertura do curso foi realizada na tarde desta terça-feira (30/9) com as presenças da ministrante e do diretor da Emagis, o desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Júnior.
A atividade difundiu conhecimentos científicos a respeito do manejo de situações de crise, luto e suicídio. Entre as temáticas abordadas nas aulas estavam: “Crises, emergências e desastres: conceito, impactos, reações emocionais”; “Intervenção em crise”; “Luto: conceito, mediadores, tarefas, especificidades”; “Aconselhamento no luto – individual e em grupo” e “Suicídio: prevenção e pós-venção”. A capacitação foi feita com metodologias de exposição-dialogadas e discussão de casos clínicos.
As aulas aconteceram na Sala de Cursos da Emagis, no prédio anexo do TRF4, em Porto Alegre, em formato presencial. O curso teve carga horária total de 12 horas-aula, com programação na tarde da terça-feira (30/9) e na manhã e tarde da quarta-feira (1º/10).
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFPRJFPR | Enfrentamento e prevençãoJustiça Federal do Paraná estreita laços com Casa da Mulher Brasileira em visita institucional01/10/2025 - 18:25
-
JFRSJFRS | Cruz AltaQuatro irmãos, filhos de vítima de feminicídio, garantem recebimento da pensão especial01/10/2025 - 18:10
-
JFRSJFRS | Danos moraisAposentada consegue anulação de contrato de empréstimo consignado feito sem sua anuência30/09/2025 - 17:07