JFPR | Celebração

20 anos da SJ de Apucarana tem homenagens a magistrados, servidores pioneiros e terceirizados

10/10/2025 - 14h15
Atualizada em 10/10/2025 - 14h51
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A Subseção Judiciária de Apucarana celebrou, nesta quinta-feira (9), os 20 anos de sua instalação, com homenagens a magistrados, servidores pioneiros e funcionários terceirizados, em solenidade na própria sede. Com transmissão online ao vivo, a comemoração teve participação de  desembargadores, juízes (as), advogados (as), militares, membros do executivo, legislativo e servidores (as) da Justiça Federal.

A cerimônia foi presidida pelo desembargador federal João Batista Pinto Silveira, presidente do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4). Com ele, também compuseram a mesa de honra o juiz federal Erivaldo Ribeiro dos Santos, Secretário-Geral do Conselho de Justiça Federal (CJF); o juiz federal José Antonio Savaris, diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná (SJPR); a juíza federal Gabriele Sant’Anna Oliveira Brum, diretora do Foro da SJ de Apucarana; e o desembargador federal aposentado Tadaaqui Hirose, ex-presidente do TRF4. 

A mesa contou ainda com autoridades do executivo, legislativo e sistema de Justiça, como o juiz José Roberto Silvério, diretor do Foro da Comarca de Apucarana, representando o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR); a vereadora Eliana Rocha, vice-presidente da Câmara Municipal de Apucarana; o vice-prefeito de Apucarana, Marcos da Vila Reis; o secretário de estado da Saúde, Beto Preto; e a advogada Daniela Aparecida Pacheco, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) - Subseção de Apucarana. 

Após abertura do evento, os presentes acompanharam a execução do Hino Nacional Brasileiro, sob a regência do segundo maestro da Banda Municipal de Apucarana, Fernando Machado.

Presença transformadora

Para a juíza federal Gabriele Brum, esta data não é apenas um marco cronológico, mas símbolo da presença viva e transformadora da Justiça Federal do Paraná na vida de milhares de pessoas no norte do Paraná. “Essa trajetória é resultado de uma vontade coletiva de aproximar o cidadão da jurisdição federal, tornando o acesso à Justiça mais humano, eficiente e acessível”, declarou a diretora do Foro. 

Em seu discurso, a magistrada lembrou que, antes da instalação da sede de Apucarana, era comum que os cidadãos se deslocassem a Londrina ou Maringá, ou outras cidades, para exercer seus direitos. Com a instalação da Subseção, contudo, a Justiça Federal passou a integrar o cotidiano das pessoas, atendendo a uma jurisdição que hoje abrange 20 municípios, entre eles Ivaiporã, onde funciona uma UAA, com processos que também tramitam em Apucarana, pontuou. “Essa presença física, próxima e acessível, é mais que uma estrutura administrativa, é uma expressão concreta de cidadania, acolhimento e inclusão social."

Em seguida, o juiz federal José Antonio Savaris, diretor do Foro da SJPR, expressou a alegria de comemorar os 20 anos da SJ. “Só há sentido na história quando há partilha”, disse. 

Para ele, a Justiça Federal presente na SJ de Apucarana é uma vitória da comunidade local e das cidades que compõem a Subseção. O magistrado também fez um agradecimento especial pela presença do TRF4 à cerimônia. “Mostra a importância não somente desse ato, mas um olhar do Tribunal para a Subseção de Apucarana e para a importância que tem a Justiça para essa comunidade”. 

O vice-prefeito de Apucarana, Marcos da Vila Rei, participou da solenidade representando o prefeito, Rodolfo Mota. "Muito obrigado por nos ajudarem a cuidar das pessoas de Apucarana e região, e ajudarem a construir o futuro da nossa cidade", afirmou.

O juiz federal Erivaldo Ribeiro dos Santos, secretário-geral do CJF, destacou a importância que é para o Conselho a jurisdição previdenciária e sobre a importância de desjudicialização dos processos da matéria previdenciária. “Mesmo assim, vemos todos os anos aumentar a judicialização. Então, isso significa que precisamos cuidar de estarmos atentos a isso e de prestarmos uma jurisdição efetiva e rápida, porque são pessoas que precisam desse atendimento o mais rápido possível". 

O presidente do TRF4, último a discursar, falou sobre o marco que a data representa para a Justiça. "Nesses 20 anos, a Justiça Federal de Apucarana tem trabalhado incansavelmente para garantir que a Justiça seja garantida e eficaz a todos os cidadãos que vêm buscar solução para seus conflitos. A dedicação e compromisso dos juízes federais que por aqui jurisdicionaram e que, atualmente, jurisdicionam, bem como os servidores, têm sido fundamentais para o sucesso dessa nobre missão", disse o desembargador federal João Batista Pinto Silveira.

Homenagens individuais

O desembargador federal aposentado Tadaaqui Hirose, coordenador do Juizado Especial Federal à época da instalação da SJ de Apucarana, em 2005, abriu a série de homenagens realizadas na solenidade, ao recebê-la das mãos do presidente do TRF4.
 
Também foram homenageados o juiz federal Robson Carlos de Oliveira, primeiro juiz titular da SJ de Apucarana, a juíza federal Stella Stefano Malvezzi, primeira juíza substituta a atuar na Subseção.

Em seguida, foi a vez de servidores pioneiros serem contemplados, como Paulo Sergio Sanches, designado para a Vara Federal de Apucarana e depois diretor de Secretaria da Vara. A servidora Cecília Fumie Hayashi Waranabe (in memoriam) foi lembrada como a primeira diretora de Secretaria da SJ, pelo empenho e dedicação. A homenagem a ela foi entregue para o servidor Paulo Sérgio Sanches. “É com muita honra que recebo. A Vara de Apucarana tem a marca registrada da Cecília Waranabe”, disse.

A diretora do Foro prestou ainda homenagens aos quatro servidores pioneiros que seguem na ativa: Ademir Timóteo da Silva, Maria Foresti, Paulo Roberto da Fonseca e Suerda de Souza Azevedo. E, pelas mãos do juiz federal substituto Adeilson Luz de Oliveira, foram agraciados a copeira Rosimeire Grzegorczyk dos Santos, funcionários terceirizados da Subseção, e os vigilantes José Antonio da Silva, Lucio Ivano Voidela e Vanderlei Pereira Dias.

Placa comemorativa

Por fim, o presidente do TRF4, Desembargador Federal João Batista  Pinto Silveira, convidou a todos para acompanharem o descerramento da placa comemorativa, alusiva aos 20 anos da SJ de Apucarana, ao lado da juíza federal Gabriele Brum,  do juiz federal José Antonio Savaris e do juiz federal Erivaldo Ribeiro dos Santos.

*A reprodução do conteúdo é autorizado desde que sejam atribuídos os devidos créditos à JFPR.

Núcleo de Comunicação Social da Justiça Federal do Paraná
COMSOC|JFPR - imprensa@jfpr.jus.br


Magistrados fazem o descerramento da placa comemorativa aos 20 anos da SJ de Apucarana