TRF4 | “Mulheres no Poder”

Ouvidora do TRF4 participa de painel em evento preparatório para a COP 30

09/10/2025 - 17h52
Atualizada em 09/10/2025 - 17h55
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Como parte das atividades preparatórias para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em novembro de 2025, em Belém, no Pará, a ouvidora-geral e ouvidora da Mulher do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargadora federal Ana Cristina Ferro Blasi, participou, na tarde de quarta-feira (8/10), do Painel “Mulheres no Poder”. O evento integrou a programação especial da “Bancada Feminina na COP30” dentro da agenda oficial do Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria – Curicaca, em Brasília.

A magistrada foi uma das convidadas a participar do painel que teve como objetivo promover um diálogo plural e inspirador sobre os desafios e conquistas de mulheres que ocupam posições estratégicas nos espaços de decisão política, institucional e empresarial.

O painel contou com a presença de diversas mulheres em posições de liderança, entre magistradas, parlamentares e servidoras públicas, que discutiram os desafios enfrentados na conquista e manutenção de espaços de poder. As contribuições do encontro serão consolidadas em um documento a ser apresentado no Eixo 7 da COP 30, dedicado ao tema Mulheres no Poder.

Além da desembargadora Ana Blasi, participaram do evento a ministra-presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Rocha; a deputada federal por São Paulo Renata Abreu; a deputada estadual do Rio de Janeiro Tia Ju; a executiva Mônica Monteiro, presidente do Capítulo Brasileiro da Aliança Empresarial Feminina BRICS; e a jornalista Luísa Doyle, que foi a mediadora do painel.

Durante o evento, a desembargadora Ana Blasi ressaltou o papel essencial das redes de solidariedade feminina, tanto para o avanço profissional das mulheres quanto para o enfrentamento de outras questões urgentes, como a violência doméstica. As participantes do painel ainda debateram sobre caminhos concretos para ampliar a participação feminina no poder, com voz, liderança e impacto.

O grupo “Bancada Feminina na COP30” é composto por mais de 50 mulheres de diferentes áreas e regiões do Brasil e busca ampliar o debate sobre sustentabilidade e garantir que as mulheres participem ativamente das decisões sobre crescimento econômico e transição energética.

A bancada coordena a elaboração da Carta das Mulheres para a COP30, documento que reunirá propostas e compromissos do movimento feminino diante da crise climática. O texto será apresentado oficialmente durante a conferência, em novembro, em Belém.

O painel integrou a programação do Festival Curicaca, que reúne debates sobre sustentabilidade, biomas, economia verde, financiamento e parcerias estratégicas, com foco especial no empoderamento feminino. O Festival acontece entre os dias 7 e 11 de outubro deste ano na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília.

Com informações da Agência de Notícias do Superior Tribunal Militar (STM)


A ouvidora-geral e da Mulher do TRF4, desembargadora federal Ana Blasi (6ª da esq. p/ dir.), participou do painel na tarde de quarta-feira (8/10)
A ouvidora-geral e da Mulher do TRF4, desembargadora federal Ana Blasi (6ª da esq. p/ dir.), participou do painel na tarde de quarta-feira (8/10)