Pesquisa do CNJ coleta dados sobre percepção e avaliação do Judiciário
Atualizada em 14/11/2025 - 18h42
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está disponibilizando os formulários para que pessoas que acessaram a Justiça nos últimos cinco anos e integrantes da Defensoria Pública, do Ministério Público e da Advocacia participem da 2ª edição da Pesquisa sobre Percepção e Avaliação do Poder Judiciário Brasileiro. A participação é feita de forma online, voluntária e poderá ser feita até o dia 14 de novembro de 2025. A pesquisa pode ser respondida pelo seguinte link: https://formularios.cnj.jus.br/pesquisa-sobre-percepcao-e-avaliacao-do-poder-judiciario-brasileiro/.
O estudo colherá percepções sobre aspectos como o acesso à Justiça, tramitação processual, efetividade dos serviços jurisdicionais, comunicação, tecnologia, acessibilidade e garantia de direitos. Os dados obtidos embasarão o planejamento de ações e melhorias no Sistema Judiciário, alinhando-se aos objetivos estratégicos do Poder Judiciário.
O presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, afirmou que o objetivo da pesquisa é “compreender, sob a perspectiva do público, como o Judiciário está atuando no que diz respeito ao acesso à Justiça, à tramitação dos processos e à qualidade dos serviços judiciais; tais informações vão subsidiar o planejamento de ações e desenvolvimento de melhorias que fortaleçam a atuação do sistema de justiça em todo o país”.
A iniciativa atende ao disposto na Resolução CNJ nº 325/2020, que estabelece a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026 e é realizada pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) em parceria com o Departamento de Gestão Estratégica do CNJ.
A metodologia é a mesma utilizada na primeira edição, realizada em 2022, o que garantirá comparações entre os dados. Na edição anterior, mais de 11 mil pessoas participaram e os dados resultaram em recomendações para aprimorar a prestação jurisdicional no país.
Na edição deste ano, os formulários têm novas perguntas sobre serviços recentemente implementados, como a consulta unificada de processos por meio do Jus.Br. Além disso, esta edição traz perguntas abertas, que permitem aos participantes expressar suas opiniões de forma mais detalhada, ampliando a compreensão sobre as percepções do público em relação ao Judiciário. Os formulários da pesquisa são destinados a quatro públicos diferentes: cidadãos(ãs) que já tenham sido parte em algum processo judicial nos últimos cinco anos, advogados(as), defensores(as) públicos(as) e membros do Ministério Público.
Com informações da Agência CNJ de Notícias
notícias relacionadas
notícias recentes
-
TRF4TRF4 | ParceriaPresidente do TRF4 recebe vice-reitor da UFRGS e comitiva do TelessaúdeRS05/12/2025 - 19:13 -
TRF4TRF4 | Diálogo institucionalTRF4 recebe visita de dirigentes da Associação Nacional dos Agentes de Polícia do Poder Judiciário05/12/2025 - 18:50 -
JFRSJFRS | Tráfico de drogasQuatro paraguaios e três argentinos são condenados por tráfico internacional de cocaína05/12/2025 - 18:31






