TRF4 | SIGEO

Servidores da 4ª Região realizam curso sobre sistema de gestão orçamentária e financeira

27/10/2025 - 17h45
Atualizada em 27/10/2025 - 18h04
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) está sediando entre hoje e amanhã (27 e 28/10) um curso de treinamento sobre utilização do Sistema Integrado de Gestão Orçamentária e Financeira (SIGEO), que está sendo implementado pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), em nível nacional, até o final de dezembro deste ano. A atividade tem foco no 1º grau de jurisdição da Justiça Federal da 4ª Região, com a participação de 24 servidores das áreas financeiras e de gestão orçamentária e de contratos do TRF4 e das Seções Judiciárias do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná (SJRS, SJSC e SJPR).

O curso acontece de forma presencial no Auditório do tribunal, em Porto Alegre, e está sendo promovido pelo CJF, contando com a organização da Escola de Magistrados e Servidores do TRF4 (Emagis). A atividade possui carga horária de 16 horas-aula, com as aulas divididas entre segunda e terça-feira das 9h às 18h.

Os ministrantes da atividade são os servidores do CJF Misael Guerra Pessoa de Andrade, subsecretário de Execução Orçamentária e Financeira; André Luiz Cordeiro Cavalcante, diretor da Divisão de Contabilidade; e Lemoel Tayano Galdino Honorato, técnico judiciário. A abertura dos trabalhos aconteceu na manhã de hoje e teve a participação do secretário de Planejamento, Orçamento e Finanças do CJF, Marcelo Barros Marques, e do diretor-geral do TRF4, Zenone Szydloski.

Conforme o CJF, a utilização do SIGEO por toda a Justiça Federal brasileira tem por objetivo aprimorar e modernizar o processo de elaboração, tramitação, análise e acompanhamento do Plano Plurianual e da Proposta Orçamentária Anual, bem como proporcionar maior efetividade, transparência, monitoramento e controle de processos orçamentários e financeiros.

Ao longo de 2024, o SIGEO foi implementado na segunda instância da Justiça Federal, em todos os TRFs. Agora, durante o ano de 2025, o uso do sistema está sendo expandido para a primeira instância, em todas as Seções Judiciárias.

“O objetivo do curso é dar a implementação inicial do SIGEO para que as Seções Judiciárias da 4ª Região também entrem no sistema. Então essa capacitação treina os servidores, por exemplo, para que possam elaborar a proposta orçamentária das Seções para o próximo exercício diretamente na plataforma SIGEO e não mais por planilhas, também executar todo o orçamento do exercício diretamente no SIGEO. Então a ideia é iniciarmos esse processo para que os servidores das Seções comecem a trabalhar não mais em sistemas alheios ou paralelos, mas focados no SIGEO”, detalhou Lemoel Honorato.

Já André Cavalcante explicou que a atividade de capacitação “busca proporcionar aos servidores a possibilidade de, além de entender o conteúdo e a forma de operacionalizar o sistema, iniciar efetivamente a implementação do SIGEO, para que ele seja uma ferramenta de utilização padronizada e, assim, o Orçamento em toda Justiça Federal funcione de maneira integrada, uníssona; então além de apresentar o sistema e as suas funcionalidades, já estamos na etapa de implementação, para que, assim que encerrado o treinamento, o SIGEO entre nas rotinas de trabalho das Seções Judiciárias”.

O programa do curso está divido em módulos com temáticas sobre “Gestão de usuários do sistema”, “Planejamento Orçamentário”, “Execução Financeira” e “Transparência”. Os módulos contam com exposições teóricas e atividades de aplicações práticas.

ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)


O curso ocorre no Auditório do TRF4, em Porto Alegre
O curso ocorre no Auditório do TRF4, em Porto Alegre
O curso ocorre no Auditório do TRF4, em Porto AlegreA abertura do curso teve a participação do secretário de Planejamento, Orçamento e Finanças do CJF, Marcelo Barros Marques (esq.), e do diretor-geral do TRF4, Zenone SzydloskiO curso acontece pela manhã e pela tarde desta segunda e terça-feira (27 e 28/10)