TRF4 inaugura exposição com depoimentos de integrantes negros sobre questões raciais
Atualizada em 19/11/2025 - 18h35
Na tarde desta quarta-feira (19/11), aconteceu a inauguração da exposição “Vozes Negras” no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). A mostra reúne diversos depoimentos em vídeo de integrantes negros do tribunal, entre desembargador, servidores e trabalhadores terceirizados, que contam algumas experiências pessoais envolvendo a questão racial. A exposição está aberta para visitação até o dia 19 de dezembro deste ano no Museu do TRF4, localizado no andar térreo do prédio-sede da corte, em Porto Alegre.
A iniciativa foi realizada em conjunto pelas equipes da Diretoria de Gestão de Pessoas e Saúde, do Museu do TRF4 e da Divisão de Conteúdo Institucional da Assessoria de Comunicação Social e é alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, que foi instituído pela Lei nº 14759/2023 e é celebrado no dia 20 de novembro.
O desembargador federal Ângelo Roberto Ilha da Silva contribuiu com um dos depoimentos da exposição. Em sua fala, o magistrado relatou um episódio de discriminação que sofreu quando trabalhava como procurador no Ministério Público Federal (MPF), pontuando que “diante de uma situação de racismo ou de discriminação, nós temos que manter nossa posição firme e resiliente nos ideais democráticos, eu sou imbuído dessa perspectiva”.
“Nós que procuramos construir um país fraterno e democrático não podemos nos abalar com as dificuldades eventualmente surgidas, é com essa resiliência que procuro levar minha vida e incentivar as pessoas do meu convívio, especialmente os jovens negros e negras; então persistamos”, concluiu o desembargador.
Durante o evento de inauguração, a diretora da Divisão de Gestão de Pessoas, Cibele Vargas Machado Moro, explicou que o objetivo da mostra é “fortalecer o enfrentamento do racismo estrutural e institucional por meio da representatividade e visibilidade de pessoas negras, exibindo depoimentos de colegas negros e negras deste tribunal sobre fatos importantes em suas vidas profissional e pessoal”.
Já o diretor de Gestão de Pessoas e Saúde, Carlos Alberto Colombo, destacou que a exposição reafirma o compromisso de instituições públicas, como o TRF4, com as políticas afirmativas de inclusão, de equidade racial e antidiscriminatórias. “Nós, como instituição, temos o compromisso e o dever de dizer que é injustificável e inaceitável o racismo e todas as suas intersecções, de discriminação de gênero, de classe, de pessoas com deficiência, entre outras. Esta é a nossa agenda institucional”, ele salientou.
O diretor da Divisão de Conteúdo Institucional, Alberto Pietro Bigatti, também se manifestou no evento e ressaltou que este projeto foi especial, pois constitui um “trabalho tocante, de muita emoção, por conta dos entrevistados, colegas negros que, com muita coragem, souberam falar de dores muito profundas”.
Ao todo, foram nove pessoas negras que trabalham no TRF4 que participaram do projeto, relatando as suas experiências de vida e falando sobre como enfrentam as questões raciais. São eles:
- Ângelo Roberto Ilha da Silva, desembargador;
- André França Esteves de Andrade, servidor;
- Camila Thomaz Telles, servidora;
- Deborah de Paula Silva, servidora;
- Miguel de Paula Machado, servidor;
- Piérry Morgano Farias Bós, servidor;
- Thatiane Oliveira Sant Ana Trindade, servidora;
- Álvaro José Palma dos Santos, trabalhador terceirizado;
- Raquel Catarina Rodrigues Fernandes, trabalhadora terceirizada.
Serviço
- Mostra “Vozes Negras”;
- No Museu do TRF4, localizado no hall de entrada do prédio-sede do tribunal, na Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, nº 300, Bairro Praia de Belas, Porto Alegre/RS;
- De 19 de novembro a 19 de dezembro de 2025, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h;
- A visitação é gratuita.
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFRSJFRS | política públicaAção envolvendo o atendimento e acolhimento de migrantes em Bento Gonçalves é julgada improcedente19/11/2025 - 18:37 -
JFRSJFRS | Brigada MilitarMulheres da JF Santa Rosa participam de curso sobre segurança feminina19/11/2025 - 16:01 -
JFRSJFRS | Danos morais e estéticosJustiça Federal concede indenização a ex-militar por acidente em serviço19/11/2025 - 14:50
















