Webinário do CNJ vai divulgar relatório do Grupo de Trabalho “Memória da Escravidão e da Liberdade”
Atualizada em 12/02/2026 - 16h07
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai realizar, no dia 19 de fevereiro deste ano, o Webinário – “O Olhar para o futuro: reflexões e recomendações do Grupo de Trabalho Memória da Escravidão e da Liberdade”. O evento acontece a partir das 15h e será transmitido ao vivo pelo canal do CNJ no Youtube. O objetivo do Webinário é a divulgação das conclusões do relatório de atividade do Grupo de Trabalho (GT) “Memória da Escravidão e da Liberdade” do CNJ. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas por meio do seguinte link: https://www.trf4.jus.br/z3dkI.
Instituído pela Portaria CNJ nº 337/2024, o GT “Memória da Escravidão e da Liberdade” integra o Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial. Seu objetivo é articular memória e justiça por meio da preservação e da difusão de acervos relacionados à escravidão, ao racismo e às lutas de pessoas africanas escravizadas e seus descendentes por liberdade e cidadania.
O relatório final do GT ressalta que a escravidão, embora abolida como regime legal, permanece como marca estrutural da sociedade brasileira. Associada ao racismo, ela ainda sustenta desigualdades e limita o pleno acesso da população negra a direitos, garantias e participação cidadã.
A publicação reúne pesquisa sobre conservação e difusão de acervos dos séculos XVIII e XIX nos tribunais, estudos de caso, planos de tratamento arquivístico e narrativas de pessoas escravizadas, além de recomendações aos tribunais.
O relatório foi publicado na biblioteca digital do CNJ, a Biblioteca Ministro Aldir Passarinho, e está disponível para ser acessado na íntegra pelo seguinte link: https://www.trf4.jus.br/naJTx.
Mais informações sobre o Webinário, incluindo a programação completa, estão disponíveis na página oficial do evento: https://www.trf4.jus.br/HShhz.
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFRSJFRS | Organização criminosaJFRS condena 15 pessoas envolvidas no assalto ao avião pagador no aeroporto de Caxias do Sul12/02/2026 - 18:01 -
JFPRJFPR | CooperaçãoOAB-PR visita Justiça Federal para solicitar apoio no combate ao “Golpe do Falso Advogado”12/02/2026 - 17:55 -
JFPRJFPR | CapacitaçãoComitê de Gestão de Riscos da SJPR participa de curso de segurança institucional12/02/2026 - 17:15






