TRF4 | Emagis

Curso para gestores aborda prevenção de conflitos e promoção de ambiente saudável no trabalho

20/08/2026 - 16h20
Atualizada em 20/08/2026 - 17h16
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Nesta semana, entre os dias 20 e 21/8, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) está realizando o curso “Gestão de Pessoas e Prevenção de Conflitos: Identificar, intervir e promover um ambiente saudável na Justiça Federal da 4ª Região”. A atividade é promovida pela Escola de Magistrados e Servidores (Emagis) e o público-alvo são os gestores de gabinetes judiciais do tribunal.

As aulas estão ocorrendo de forma presencial na Sala de Cursos da Emagis, no prédio anexo do TRF4, em Porto Alegre. O curso tem uma carga-horária de 9 horas-aula e conta com a coordenação da desembargadora federal Eliana Paggiarin Marinho, que é a presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do TRF4 (CPEA).

A iniciativa é voltada a qualificação dos gestores para a promoção de ambientes institucionais baseados no diálogo, na cooperação e no respeito à diversidade. Dessa forma, o encontro tem o propósito de orientar os participantes no desempenho da função de gestão de pessoas, mediante a escuta e o diálogo sobre a política de prevenção e enfrentamento do assédio, nos termos da Resolução nº 351/2020 e da Resolução nº 240/2016, de Gestão de Pessoas, ambas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A abertura das atividades foi feita pelo diretor da Emagis, desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, e pela coordenadora do curso, desembargadora federal Eliana Marinho.

“Este tema que o curso aborda, a prevenção e o combate ao assédio, é muito importante tanto para a Emagis quanto para todos os gestores da 4ª Região, pois promover um ambiente saudável de trabalho na Justiça Federal é uma temática que nós estamos mobilizados e empenhados em desenvolver nos cursos de capacitação e qualificação”, ressaltou o diretor da Emagis ao abrir o curso.

A desembargadora Eliana destacou que em sua fala que “o objetivo deste nosso encontro é pensar, junto com os gestores, sobre a construção e a manutenção de um ambiente de trabalho saudável, refletindo sobre diversos contextos e diversas situações que acontecem no nosso dia a dia aqui no tribunal e dialogando sobre como podemos aprimorar a gestão de pessoas nos gabinetes”.

Durante os dois dias de curso, estão sendo promovidas atividades, como painéis e oficinas, com diversos temas: “Trabalho Saudável, Gestão de Pessoas, Prevenção do Assédio”, “Conceitos de Assédio e Discriminação”, “O que É e o que NÃO É assédio”, “Situações catalisadoras de conflitos no ambiente de trabalho” e “Desafios e Perspectivas de trabalho saudável a partir da experiência de Gestão de Pessoas nos Gabinetes”.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis na página do evento pelo seguinte link: https://www.trf4.jus.br/X3fLa.

ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)


O curso iniciou na tarde desta quinta-feira (20/8)
O curso iniciou na tarde desta quinta-feira (20/8)
O curso iniciou na tarde desta quinta-feira (20/8)O público-alvo são os gestores de gabinetes judiciais do TRF4A desembargadora federal Eliana Paggiarin Marinho, coordenadora do curso, e o desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, diretor da Emagis, fizeram a abertura das atividadesAs aulas acontecem na Sala de Cursos da Emagis, no prédio anexo do TRF4, em Porto Alegre