TRF4 |

Via Legal conta o caso das Mãos Amarradas

02/04/2008 - 15h03
Atualizada em 02/04/2008 - 15h03
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O Via Legal desta semana volta aos tempos da ditadura para contar a história de uma brasileira que perdeu o marido na luta pela democracia. O programa revela detalhes de um crime bárbaro e mostra a batalha jurídica que levou ao esclarecimento do episódio. O sargento morreu afogado no Rio Guaíba durante uma seção de tortura no caso que ficou conhecido como o caso das Mãos Amarradas.

De Pernambuco, vem uma decisão que assegura atendimento adequado às pessoas que sofrem com o mal de Parkinson. A cirurgia capaz de melhorar a qualidade de vida de quem já não consegue dominar os próprios movimentos e que na maioria das vezes não pode mais trabalhar deve ser paga pelo Estado.

Em outra reportagem, o Via Legal apresenta as dificuldades enfrentadas por quem pretende sacar os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Muitas vezes, apesar de previsto em lei, o saque só é possível depois que o trabalhador recorre aos tribunais. Do outro lado, a Caixa Econômica Federal que é  responsável pela administração dos recursos garante que o processo está mais ágil.
 
Na edição desta semana tem ainda a reapresentação de um exemplo de cidadania. No Rio de Janeiro, recursos arrecadados com o pagamento da chamada pena pecuniária estão garantindo mais qualidade de vida a moradores da periferia da cidade. O pagamento determinado pela justiça financia a formação e a profissionalização de jovens da comunidade de Bangu.

Fonte: Cpjus/CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 20h30 (inédito)
Sábado - 10h30 / Segunda-feira - 14h30 (reprises)
Nas TVs Cultura/SP e Paraná Educativa
Sábado - 8h
Na TVE Brasil e na TVE/RS
Sábado - 8h30