TRF4 |

Via Legal mostra a retirada de pinus do Parque Nacional da Lagoa do Peixe

05/05/2009 - 19h30
Atualizada em 05/05/2009 - 19h30
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
Pode parecer estranho, mas, na Região Sul do país, a derrubada de milhares de árvores foi a solução encontrada para preservar um santuário ecológico. É que o pinus, plantado antes da criação do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, ameaçava um ecossistema delicado. No programa Via Legal desta semana, Analice Bolzan visita a reserva e explica como a retirada da espécie vai garantir a sobrevivência da fauna e da flora nativas da região.

Só quem já foi humilhado pela cor da pele ou pelo tipo de cabelo sabe exatamente o que significa o termo discriminação racial. Apesar dos avanços na legislação brasileira, que hoje considera o racismo um crime inafiançável, é impossível negar sua existência. O Via Legal revela o drama de quem precisa conviver com o preconceito. O programa também mostra que o mais novo desafio é o combate à forma indireta e velada de cometer esse crime. Um trabalho que depende da  conscientização de toda sociedade e que passa pela educação.      

Do interior de Pernambuco, vem o caso de Juliana, mais uma vítima de erro médico no país. Só depois de muitas dores, uma séria de exames e uma segunda cirurgia, a dona de casa se livrou do problema que poderia ter lhe custado a vida. Juliana fez uma cesariana numa maternidade pública, mas foram os médicos de uma clínica particular que descobriram que um pedaço de tecido havia sido esquecido na barriga dela. Quem conta o desfecho dessa história é Juliano Domingues.

Erica Resende viajou pelo interior de São Paulo para visitar uma comunidade que comemora a conquista da posse da terra. O reconhecimento de que são mesmo os donos da área que um dia foi um quilombo põe fim a uma luta antiga. Entretanto, embora se trate de um direito, garantir o documento que representa respeito e cidadania não tem sido uma tarefa fácil. Muitos quilombolas ainda precisam enfrentar disputas judiciais para conseguir essa garantia.

Fonte: Imprensa CJF

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sábado - 18h / Segunda-feira - 13h30min (reprises)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min