Fernando Quadros da Silva é empossado como desembargador do TRF4

23/11/2009
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
Acaba de ser empossado no cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) o juiz federal Fernando Quadros da Silva. A cerimônia foi realizada no Plenário da corte, em Porto Alegre.

O novo integrante do TRF4 foi conduzido ao Plenário pelas desembargadoras federais Silvia Maria Gonçalves Goraieb e Luciane Amaral Corrêa Münch. A seguir, Quadros da Silva prestou compromisso e assinou o termo de posse no novo cargo.

O presidente do tribunal, desembargador federal Vilson Darós, declarou o novo desembargador empossado e, após entregar a carteira funcional, cumprimentou o colega. A seguir, Darós passou a palavra para o desembargador Joel Ilan Paciornik, para fazer o discurso de saudação a Quadros da Silva.

Paciornik falou sobre a trajetória de Quadros da Silva no mundo jurídico, sua dedicação e vocação, lembrando que a tarefa de julgar exige responsabilidade, renúncia e constante aperfeiçoamento. Para ele, o novo colega possui todos os atributos para uma jurisdição de "qualidade, celeridade e presteza".

Em seguida, Quadros da Silva fez um pequeno pronunciamento em que agradeceu à família e aos amigos. Já trabalhando no tribunal como juiz convocado há algum tempo, ele definiu o julgamento em colegiado como uma forma de desenvolver a humildade e ampliar as próprias posições.

Ao final do discurso, o magistrado defendeu a manutenção do quinto constitucional como uma forma de trazer para a corte novos enfoques e visões e citou trechos de autoria de Guimarães Rosa, nos quais o escritor fala da coragem como uma das qualidades mais importantes ao ato de viver.

Após encerrar a cerimônia, o presidente do TRF4 convidou os presentes para o descerramento da fotografia de Quadros da Silva na Galeria dos Desembargadores Federais do TRF4, localizada no saguão de entrada do prédio da corte.


Fernando Quadros da Silva foi conduzido ao Plenário pelas desembargadoras
Luciane Münch (E) e Silvia Goraieb
(foto em alta resolução)



Magistrado ingressou na JF em 1993

Escolhido pelo critério de merecimento, o novo desembargador federal do TRF4 - que tem jurisdição sobre os Estados do PR, do RS e de SC - ocupa a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Amaury Chaves de Athayde. Quadros da Silva já vinha atuando no tribunal como convocado desde 2007. Até a posse, integrava a 5ª Turma, especializada em matéria previdenciária.

Nascido em União da Vitória (PR) em 1964, o juiz se formou em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. É especialista em Direito Penal pela UNB e CJF e mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná. Entre 1989 e 1991 foi procurador do Estado do Paraná e, entre 1991 e 1993, procurador do Ministério Público do Trabalho, em Porto Alegre.

O novo desembargador ingressou na Justiça Federal em 1993, tendo atuado em Maringá e Curitiba. Foi diretor do Foro da JFPR entre 2001 e 2003 e, de 2004 a 2006, atuou no TRE/PR. De junho de 2007 a junho de 2009 foi conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), indicado pelo STF.


Sessão solene foi realizada no Plenário do TRF4, em Porto Alegre


Fernando Quadros da Silva faz seu primeiro pronunciamento
como desembargador federal