TRF4 |

Via Legal mostra crescimento desordenado no litoral gaúcho

03/03/2010 - 14h33
Atualizada em 03/03/2010 - 14h33
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
Na edição desta semana, o programa  Via Legal destaca a importância de se preservar o meio ambiente, um patrimônio de todos. Analice Bolzan denuncia que, no litoral do Rio Grande do Sul, o crescimento desordenado das cidades tem sido uma ameaça constante à natureza. A atuação de construtoras só foi freada com a ajuda da Justiça Federal. Apesar do esforço de ambientalistas, condomínios de luxo já ocuparam boa parte da orla.

No Espírito Santo, a preocupação é semelhante. A repórter Viviane Rosa esteve em Vitória para mostrar o impasse que envolve o projeto que prevê a construção de 13 prédios com 19 andares cada. A denúncia é de que as construções poderiam comprometer boa parte da vista do Convento da Penha, um dos principais pontos turísticos da cidade. Uma determinação judicial impediu que a construtora tirasse do papel a obra que poderia descaracterizar a história dos moradores.

Em outra reportagem, o programa fala sobre pensão alimentícia. Muitos pais insistem em não pagar o benefício, que é um direito dos filhos. O resultado para quem descumpre a lei quase sempre é a prisão. De Brasília, Alessandra Castro explica de quem é a responsabilidade e de onde deve sair o dinheiro para despesas como escola, remédio e alimentação dos filhos.

Tem ainda as consequências para o estrangeiro que comete crimes no Brasil. Erica Resende mostra a história de imigrantes que ganham a vida explorando o comércio ilegal. Por causa desta prática, uma chinesa perdeu a cidadania brasileira e agora corre o risco de ser expulsa do país.

O programa também revela o resultado de iniciativas que têm ajudado presidiários a reconstruir a própria história. Juliano Domingues conta que, no Rio Grande do Norte, cursos de capacitação e acompanhamento psicológico permitem que condenados superem o preconceito e dêem a volta por cima, longe do mundo do crime.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Brasil, Justiça e em mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela Internet: www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sábado - 18h / Segunda-feira - 13h30min (reprises)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF