TRF4 |

Capacitação de gestores no TRF4 com exibição de filmes é destaque no Via Legal

28/07/2010 - 12h51
Atualizada em 28/07/2010 - 12h51
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4
No programa Via Legal que estreia hoje (28/7), na TV Justiça, Analice Bolzan conta que em Porto Alegre a exibição de filmes tem sido uma verdadeira aula para capacitar servidores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). A intenção do projeto é que cada pessoa pare para pensar na importância de decisões ou providências tomadas no dia a dia da corte.

Viajar de carro ou de ônibus no Brasil pode ser uma missão perigosa. Nas rodovias que cortam o país não é difícil encontrar o asfalto esburacado, sinalização irregular e ausência de acostamento. Os acidentes são frequentes e, muitas vezes, a negligência do Estado é o maior vilão. O repórter Juliano Domingues conta a história de uma família que brigou na Justiça para responsabilizar o poder público pela morte de uma criança de quatro anos. A perícia comprovou que a estrada, no momento do acidente, estava em péssimas condições.

Do Rio de Janeiro, Viviane Rosa fala das consequências das patentes de medicamentos. Com o registro em mãos, o fabricante tem exclusividade de venda por vinte anos e tem a liberdade de estabelecer o preço que será cobrado ao consumidor. O problema é quando valores exagerados ameaçam o atendimento de pacientes da rede pública de saúde. Há três anos, o governo brasileiro conseguiu quebrar a patente de um remédio usado no tratamento da Aids.

Poluição visual e propaganda irregular também são assuntos desta edição do Via Legal. Alessandra de Castro explica que é preciso seguir normas rigorosas para instalar outdoors em áreas públicas do Distrito Federal. As exigências viraram até motivo de briga entre o governo local e a Infraero. Recentemente, a empresa recorreu à Justiça para ter autonomia de decidir sobre a instalação de placas na área externa do aeroporto.

O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Brasil, Justiça e em mais de 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela Internet:  www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.

Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar
:

Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Domingo - 18h (reprise)

Na TVE/RS
Segunda - 7h30min

Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min

Na TV Brasil
Sábado - 8h30min

Fonte: Imprensa CJF