TRF4 |

Tribunal inicia mutirão de conciliação

28/06/2011 - 16h49
Atualizada em 28/06/2011 - 16h49
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) realiza, de hoje (28/06) até quinta-feira (30/6), um mutirão de conciliação em matéria previdenciária. As audiências ocorrem no auditório da corte, das 13 às 18h, e são presididas pelo juiz federal Hermes Siedler da Conceição Jr., convocado para atuar no tribunal.

De acordo com o juiz, foram selecionados 203 recursos para apreciação, tratando principalmente de benefícios como aposentadoria e auxílio doença, provenientes principalmente das cidades de Porto Alegre, Canoas (RS) e Novo Hamburgo (RS). "Nossa expectativa é muito positiva, pois na última edição, realizada em dezembro do ano passado, o índice de conciliação chegou próximo a 90%, então queremos pelo menos chegar a esse patamar novamente", afirmou.

Buscando receber mais rapidamente seu benefício, o senhor Amélio Passos de Souza, 75 anos, se diz satisfeito. Ele ingressou em 2008 com o pedido de revisão de aposentadoria, pois desde 2002 recebia um valor abaixo do esperado. Com a conciliação, daqui dois meses o senhor Amélio já receberá a aposentadoria com o valor reajustado e o montante atrasado de todos esses anos tem previsão de sair até o início do próximo ano. "Para mim foi produtivo. Eu só queria poder receber esse benefício, que é um direito meu, antes de morrer", brincou.

Entre hoje e amanhã, estão previstas 80 audiências por dia, entre as quatro mesas de conciliação. O restante será apreciado no último dia, quinta-feira. O mutirão, organizado pelo Sistema de Conciliação do TRF4, conta com a participação da Procuradoria Regional Federal Especializada em Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Assista aqui a matéria produzida para TV sobre o início do mutirão.


Foto: Diego Beck
Mutirão previdenciário está ocorrendo no auditório do TRF4, em Porto Alegre