Via Legal mostra a história de militar homossexual vítima de preconceito
Atualizada em 22/08/2012 - 12h37
A equipe do Via legal do sul do país apresenta nesta semana o relato de um assistente social que depois de 20 anos descobriu o verdadeiro motivo de ter sido dispensado do serviço militar. Ele foi considerado moralmente incapaz, apenas por ser homossexual. Agora, por ordem da Justiça Federal, será indenizado e vai receber um novo certificado de reservista.
Em outra reportagem, um grupo formado por sete brasileiros recebeu a missão de, no prazo de dois anos, encontrar respostas definitivas para um dos períodos mais conturbados da história política do Brasil. A Comissão da Verdade vai esclarecer fatos ocorridos durante a Ditadura Militar como os casos de tortura, assassinatos e violações e direitos. Viviane Rosa explica como o trabalho está sendo desenvolvido e a expectativa dos parentes de vítimas do regime.
Outro destaque desta edição do Via Legal são as conseqüências da inadimplência quando ela atinge financiamentos habitacionais. O programa exibe duas reportagens sobre o tema. Direto de São Paulo, Erica Resende explica que a conciliação tem sido o caminho para resolver de vez a cobrança de dívidas como as que envolvem programas de empréstimo para a compra de materiais de construção.
Juliano Domingues mostra uma iniciativa colocada em prática no Rio Grande do Norte para evitar a abertura de novos processos. A Justiça Federal criou um espaço exclusivo para viabilizar a negociação entre mutuários e banco. Frente a frente, as partes podem entrar em acordo antes mesmo do início da ação. Quem conheceu o serviço, comemora os resultados.
Um exame errado fez um atleta brasileiro ser acusado de dopping e amargar prejuízos dentro e fora das quadras. Denise Moraes explica o que aconteceu e qual foi o desfecho do caso que colocou em xeque a qualidade do único laboratório nacional credenciado pela Agência Nacional Antidopping para a realização deste tipo de teste.
O Via Legal é exibido nas TVs Cultura, Justiça, Brasil, além de outras 25 emissoras regionais. Confira os horários de exibição e assista também pela internet:
www.vialegal.cjf.jus.br ou www.programavialegal.blogspot.com.Dias e horários em que o Via Legal vai ao ar:
Na TV Justiça
Quarta-feira - 21h30min (inédito)
Sexta-feira - 18h (reprise)
Domingo - 18h (reprise)
Terça-feira - 12h (reprise)
Na TVE/RS
Segunda - 7h30min
Na Rede TV Cultura
Sábado - 7h30min
Na TV Brasil
Sábado - 8h30min
Fonte: Imprensa CJF
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFRSJFRS | Porto AlegreAbertas inscrições para estágio em Publicidade e Propaganda/Design Gráfico29/09/2023 - 15:34
-
JFSCJFSC | Danos MoraisEx-professor da UFSC que foi perseguido pela ditadura militar e viveu no exílio será indenizado29/09/2023 - 13:19
-
JFSCJFSC | FlorianópolisVara Ambiental determina remoção de quadra construída em área de restinga em Jurerê29/09/2023 - 08:00