TRF4 |

Dia de planejamento do Sistema de Conciliação no TRF4

06/09/2012 - 18h12
Atualizada em 06/09/2012 - 18h12
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

"O Tribunal Regional Federal da 4ª Região está comprometido e dedicado para que a Política Nacional de Conciliação do Conselho Nacional de Justiça seja cada vez mais bem sucedida". A afirmação do desembargador federal do TRF4 Paulo Afonso Brum Vaz, coordenador do Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 4ª Região, avalia o resultado de duas reuniões envolvendo as práticas de conciliação que ocorreram hoje (6/9) no tribunal.

Pela manhã, Brum Vaz participou, de uma videoconferência organizada pelo Comitê Gestor de Conciliação do CNJ. O encontro foi presidido pelo juiz André Gomma, membro do comitê, e também reuniu o desembargador federal Reynaldo Soares da Fonseca, do TRF1, o desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama e a juíza federal Marcella Nova Brandão, ambos do TRF2, o juiz federal Raul Mariano Junior, do TRF3, e o juiz federal Dartanhan Vercingetórix de Araújo Rocha, do TRF5.

"A necessidade de uniformizar, para as cinco regiões do país, os conteúdos dos cursos de formação de instrutores em mediação e conciliação foi o que motivou a conferência", destaca Brum Vaz. Ele também acrescentou que "a nossa ideia é tornar a política de capacitação desses cursos uma realidade da Justiça Federal em todo o Brasil". Ficou determinado que o módulo piloto acontecerá no TRF3 durante os dias 24, 25 e 26 deste mês.

Já à tarde, o desembargador presidiu uma reunião com os coordenadores regionais dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCONs) da 4ª Região. O juiz federal Hermes Siedler da Conceição Junior, coordenador regional do CEJUSCON/RS, o juiz federal Eduardo Didonet Teixeira, coordenador regional do CEJUSCON/SC, o juiz federal Fabrício Bittencourt da Cruz, coordenador regional adjunto do CEJUSCON/PR e, por meio de videoconferência, a juíza federal  Gisele Lemke, coordenadora regional do CEJUSCON/PR, acompanharam o encontro.

"Aprovamos o projeto de um novo curso presencial de conciliação, idealizado pelos coordenadores de Santa Catarina e Paraná, direcionado especificamente para os magistrados, e que será implantado no primeiro semestre de 2013 nos três estados", disse Brum Vaz. Sobre essa iniciativa, ele ressalta que "é fundamental investir na capacitação dos nossos juízes para que tenham uma forte base teórica. Isso leva à difusão de boas práticas e também ao desenvolvimento de melhores técnicas conciliatórias".

Foto: Diego Beck
Conferência aconteceu à tarde na Sala de Sessões 2 do tribunal