TRF4 |

SISTCON promove mutirão de conciliação de processos previdenciários

13/09/2012 - 18h52
Atualizada em 13/09/2012 - 18h52
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
"Não esperava que fosse ser tão fácil e simples, hoje eu consegui a conciliação de maneira rápida e deu tudo certo". Dessa maneira, Teresinha Maria da Silva demonstrou a sua satisfação por ter participado do mutirão de conciliação de processos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ocorrido hoje (13/9) no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Foto: Diego Beck
Audiências ocorreram no Gabinete de Conciliação do INSS,
que funciona dentro do TRF4
(foto em alta resolução)

A iniciativa do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos/Sistema de Conciliação (SISTCON) do TRF4 é motivada pelo compromisso da Justiça Federal da 4ª Região de desenvolver a Política de Conciliação. O caso de dona Teresinha foi apenas a primeira audiência presencial do evento, que ocorreu no Gabinete de Conciliação do INSS, que funciona dentro da sede do tribunal. No total, nove processos diferentes, que tramitam em grau de recurso no tribunal,  foram analisados durante todo o período da tarde e início da noite de hoje.

Foram obtidos quatro acordos, resultando em um valor negociado de R$ 212.220,26. Em dois processos, as partes pediram prazo maior para analisar a proposta do INSS.

O servidor do SISTCON Carlos Alberto Nicolas Audy atuou como conciliador nas audiências. Além dele, o procurador do INSS Sérgio Augusto da Rosa Montardo, que atua no Gabinete de Conciliação, foi responsável pela seleção dos processos e a preparação das propostas.

Além da facilidade de participar do mutirão de conciliação, dona Teresinha também destaca a rapidez com que o acordo foi obtido, já que a audiência durou cerca de uma hora. "Participar dessa campanha foi muito bom, para mim o resultado do mutirão foi excelente", ela concluiu.

Foto: Diego Beck
Teresinha Maria da Silva destacou rapidez na obtenção do acordo