TRF4 |

Divulgados os resultados de encontro do Fórum Previdenciário do Paraná

07/12/2012 - 17h23
Atualizada em 07/12/2012 - 17h23
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4
Foi realizada hoje (7/12) pela manhã a 7ª Reunião do Fórum Interinstitucional Previdenciário do Paraná. Promovido pela Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais (Cojef) da 4ª Região, o encontro aconteceu no foyer da Seção Judiciária do Paraná, em Curitiba. A coordenadora dos JEFs, desembargadora federal Maria de Fátima Freitas Labarrère coordenou a reunião, que também teve a presença do vice-coordenador, desembargador João Batista Pinto Silveira.

O Fórum Previdenciário conta com representantes de órgãos e entidades que atuam na área do Direito Previdenciário, como a Corregedoria Regional da JF, os JEFs e Turmas Recursais paranaenses, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), a Defensoria Pública da União, a Superintendência Regional do INSS, a Procuradoria Regional Federal da 4ª Região (PRF4), a Procuradoria Regional Federal Especializada em INSS e a Federação dos Aposentados e Pensionistas.

O fórum aprovou quatro deliberações e uma recomendação, que seguem abaixo:

DELIBERAÇÃO 15: O Fórum aprova que seja abordado no Manual de Ética no processo eletrônico a sugestão apresentada pela Gerência Executiva do INSS quanto à juntada de cópia do processo administrativo com certidão atestando sua integralidade. 

DELIBERAÇÃO 16: O Fórum sugere que a Gerência Executiva do INSS de Curitiba dê encaminhamento à Diretoria de Benefícios da necessidade de norma regulamentando o uso de certidão.

DELIBERAÇÃO 17: O Fórum recomenda que conste no Manual de Ética orientação aos magistrados que, em sendo juntado o processo administrativo com certidão, evite-se solicitação ao INSS de cópia integral do processo administrativo, o que evitará retrabalho e tornará o processo mais compacto, sem documentos em duplicidade, contribuindo assim para sua celeridade e economia.

DELIBERAÇÃO 18: O Fórum recomenda que constem no Portal do Ministério da Previdência e Assistência Social os memorandos-circulares e outros atos normativos que definem direitos dos segurados para consulta na base de dados SISLEX.

RECOMENDAÇÃO 6: O Fórum recomenda que a pauta de audiências, quando expressa e fundamentadamente solicitado, seja organizada de acordo com o dígito numérico que atribui o procurador federal, de modo a facilitar a participação do mesmo procurador nas audiências.


Na próxima terça-feira (11/12), às 9h, no auditório do TRF4, ocorre a última reunião do Fórum do Rio Grande do Sul neste ano.

Mais informações sobre os Fóruns Interinstitucionais Previdenciários da 4ª Região, acesse aqui: www.trf4.jus.br/jefs.

Reunião aconteceu em Curitiba, na sede da JFPR