TRF4 |

TRF4 lança portal de tutoriais do eproc

05/12/2014 - 16h45
Atualizada em 05/12/2014 - 16h45
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A partir desta semana, o processo eletrônico (eproc) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) conta com uma página de tutoriais. A iniciativa, que pretende auxiliar advogados e peritos a lidarem com dúvidas sobre o sistema, traz uma série de orientações de uso. O portal pode ser acessado de duas formas: diretamente no endereço http://tutoriaiseproc.trf4.jus.br/ ou pela interface do eproc, na aba “Tutoriais”. 

Desde explicações sobre os requisitos técnicos para o acesso ao eproc até especificidades jurídicas e técnicas, os tutoriais do site buscam cobrir todas as possibilidades de uso do sistema. O material está disponível de duas formas: vídeo e texto. A amplitude de informações visa a contemplar tanto advogados iniciantes quanto usuários mais experientes.

“O objetivo é tornar mais fácil e conhecido o uso do eproc, para que as pessoas possam obter com facilidade informações num mesmo lugar, sistematizadas no mesmo formato, usando os recursos de vídeo”, explica o juiz federal auxiliar da Presidência do TRF4, Eduardo Tonetto Picarelli, gestor do eproc. “Pretendemos que seja o primeiro projeto do tipo. Devem ser feitos outros, de acordo com a demanda”, completa.

Articulado pelas diretorias Judiciária, de Recursos Humanos e de Tecnologia da Informação do TRF4, o portal centraliza informações de uso preexistentes, mas antes divulgadas de forma esparsa. A reunião do material também possibilitou uma maior atualização dos tutoriais. Novidades como a Guia de Recolhimento da União (GRU) eletrônica e o Fórum de Conciliação Virtual já foram integradas ao portal, ganhando capítulos próprios.

Os conteúdos podem ser acessados tanto pelo computador quanto por meio de dispositivos móveis (smartphones e tablets), com facilidade, para que o acesso aconteça automaticamente, sem a necessidade de instalação de plug-ins e programas específicos para a visualização.

O portal conta ainda com um canal de comunicação direto, na aba “Fale conosco”: dúvidas não cobertas pelos tutoriais podem ser sanadas em formulário disponível ou pelo telefone (51) 3213-3458, das 11 às 19 horas.