TRF4 |

SEI: prefeitura de Campinas (SP) adota sistema eletrônico administrativo do TRF4

13/04/2015 - 15h44
Atualizada em 13/04/2015 - 15h44
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A prefeitura de Campinas (SP) é a mais nova usuária do SEI - Sistema Eletrônico de Informações do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Na manhã de hoje (13/4), o presidente do tribunal, desembargador federal Tadaaqui Hirose, e o prefeito do município paulista, Jonas Donizette, assinaram o termo de cooperação técnica para cessão de uso do software desenvolvido pelo TRF4 e compartilhado com dezenas de órgãos públicos do país.

A formalização do termo de cessão aconteceu na Sala Azul do Paço Municipal. O objetivo é implantar na Prefeitura de Campinas um sistema eletrônico de processos administrativos. Com isso, avaliou o prefeito, "vamos diminuir consideravelmente o tempo de qualquer trâmite, economizar o dinheiro que é gasto com o consumo e a impressão em papel e garantir a confiabilidade dos processos”.

O presidente do TRF4, desembargador Tadaaqui Hirose, afirmou que o SEI é uma ferramenta essencial e destacou os itens sustentabilidade, economia, transparência e rapidez dos processos. “A tramitação foi encurtada em pelo menos 50% do tempo”, disse Hirose.

O prefeito enumerou as vantagens de implantar o SEI na Administração, a começar pela cessão de uso. “Gastaríamos cerca de R$ 20 milhões apenas para desenvolver um sistema como esse e o TRF nos disponibiliza sem custo algum. Esta é a primeira vantagem, ainda temos a economia de papel, o melhor aproveitamento dos funcionários, confiabilidade dos trâmites e a agilidades nos processos. Tudo isso nos permite mais agilidade na prestação de serviços para a população”, afirmou Jonas.

O diretor do Deinfo, Leandro Telles, afirmou que ter a cessão de uso do SEI é uma “grande vitória”. “A partir de agora, iniciamos um novo momento. Assim que conhecemos o sistema, soubemos o quanto era fundamental para agilizar os processos e a produtividade. É um ganho imenso”, afirmou Telles. O sistema já está sendo implantado pelo Departamento de Informatização (Deinfo), órgão ligado à Secretaria de Chefia de Gabinete, e pela Secretaria de Gestão e Controle da prefeitura.

Redução de até 70% no tempo de tramitação

Com a assinatura do termo, os novos processos serão gradativamente inseridos no sistema e os funcionários já começarão a ser treinados pelos técnicos do Deinfo. O Departamento também é responsável pela configuração do sistema para ser utilizado pelas secretarias.

Os técnicos avaliam que o mais importante é o ganho de tempo, de produtividade e de confiabilidade em aderir a um sistema digital nos processos. Um trâmite que leva dias, atualmente, poderá ser concluído em horas. Além disso, um mesmo documento poderá ser recebido e analisado, simultaneamente, por áreas distintas.

O secretário de Administração, Silvio Bernardin, afirmou que desde o primeiro dia de governo existe a preocupação em dar velocidade aos procedimentos. “A tramitação eletrônica é o futuro. A expectativa é um ganho de tempo entre 50% e 70% em relação aos trâmites no papel”, exemplifica Silvio.

Os trâmites tornam-se mais confiáveis porque um documento, após assinado digitalmente, e despachado, não pode ser modificado no original. Outra vantagem é a economia no gasto com impressão e compra de papéis. A Prefeitura de Campinas, por exemplo, gasta cerca de R$ 100 mil mensais com impressões.

Também participaram da assinatura do termo de cessão o secretário de Chefia de Gabinete, Michel Ferreira; o presidente da IMA, Fábio Pagani, e a coordenadora de Gestão do Conhecimento do TRF4 e gestora do SEI, Patrícia Valentina Ribeiro Santanna Garcia.

Como funciona o SEI 

A plataforma desenvolvida pelo TRF4 em software livre já é disponibilizada gratuitamente para mais de 40 órgãos públicos em todo o país, além do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) que está implantando a plataforma na administração pública federal, nos estados e municípios - no chamado PEN-SEI.

O sistema permite transferir toda a gestão de documentos e processos eletrônicos administrativos para um ambiente virtual. Com a ferramenta, a tramitação de expedientes, desde a criação, edição, assinatura, até o armazenamento, é realizada por meio eletrônico.

Com informações da Imprensa Prefeitura de Campinas/SP


O SEI - Sistema Eletrônico de Informações - foi desenvolvido por magistrados e servidores do TRF4