TRF4 |

TRF4 e JFRS participam da 10ª Primavera dos Museus

16/09/2016 - 15h17
Atualizada em 16/09/2016 - 15h17
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A partir de segunda-feira (19/9), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e a Justiça Federal do Rio Grande do Sul (JFRS) participam da 10ª Primavera dos Museus, com a exposição Arquivos do Brasil, Memória do Mundo. A mostra sai pela primeira vez do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, e traz a Porto Alegre documentos históricos do Brasil Colônia até a atualidade. 

Com esse acervo em exposição, o TRF4 e a Justiça passam a integrar a 10ª Primavera dos Museus, que neste ano tem como tema "Museus, Memórias e Economia da Cultura". O evento é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e conta com a participação de mais de 700 instituições que realizarão 2.080 atividades em todo país até o dia 25 de setembro.

Arquivos do Brasil na Primavera dos Museus

A exposição Arquivos do Brasil, Memória do Mundo tem nove módulos temáticos que estão distribuídos pelos prédios do Ministério Público Federal, da Justiça Federal do Rio Grande do Sul e do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, todos localizados na Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha (números 800, 600 e 300, respectivamente), em frente ao Acampamento Farroupilha, no bairro Praia de Belas.

Entre o material exposto, há notas de viagem e desenhos de paisagens feitos pelo imperador Dom Pedro II; a carta de abertura dos portos às nações amigas, de 1808, que desobrigou a passagem dos produtos da Colônia pelas alfândegas de Portugal antes de chegar a outros países; cadernetas de campo com anotações de Oswaldo Cruz; e desenhos não arquitetônicos feitos por Oscar Niemeyer.

Também são destaque as réplicas da Lei Áurea e da sentença que determinou o enforcamento de Tiradentes, manuscritos de gigantes da literatura nacional como Machado de Assis e Guimarães Rosa e partituras escritas pelo compositor Carlos Gomes.