TRF4 |

Retrato do desembargador Otávio Pamplona é inaugurado na Galeria dos Diretores da Escola da Magistratura

08/03/2018 - 18h00
Atualizada em 08/03/2018 - 18h00
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Foi inaugurada, em cerimônia realizada hoje (8/3), a fotografia do desembargador federal Otávio Roberto Pamplona na Galeria dos Diretores da Escola da Magistratura (Emagis) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O magistrado dirigiu a escola de junho de 2015 até seu falecimento, em abril de 2017.

A solenidade foi aberta pelo desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores, presidente do TRF4. Lamentando não ser possível contar com a presença do desembargador Pamplona, Thompson afirmou que “chegou o momento de perenizar a imagem de Pamplona na escola”. O desembargador Márcio Antônio Rocha, vice-diretor da Emagis, afirmou aos presentes que o único aspecto que o deixava feliz no momento era poder homenagear um desembargador que fez parte da sua turma de ingresso na magistratura e que criou com ele “um lastro de afetividade e de compartilhamento de desafios profissionais”. Hoje é o dia de homenagear o trabalho e a memória do nosso querido amigo.

Rocha pediu também um minuto de silêncio em respeito ao desembargador federal Amaury Chaves de Athayde, integrante do TRF4, que faleceu no último dia 28 de fevereiro, em Curitiba.

Para o desembargador federal Sebastião Ogê Muniz, que é conselheiro da Emagis e era amigo do homenageado, Pamplona foi agraciado com as vocações para a magistratura e para o magistério. “Ele acreditava que o aprimoramento de nossas instituições jurídicas depende em grande parte da capacitação técnica, da formação ética e do preparo humanístico dos profissionais que nelas atuam. Por isso, quando passou a compor este tribunal, em 2004, nosso homenageado já era um entusiasta do papel da Emagis. Não por acaso, Pamplona foi conselheiro da escola por dois mandatos e, a seguir, diretor”, lembrou Muniz.

A fotografia foi descerrada pela viúva de Pamplona, Mara Pamplona, e pelos filhos do desembargador, Guilherme e Roberta. 

O filho de Pamplona, Guilherme Pamplona, falou em nome da família, agradecendo a homenagem ao pai: “ficamos felizes em saber que, de alguma forma, meu pai, Otávio Roberto Pamplona, ajudou a criar possibilidades para um ensino jurídico de qualidade”.

A solenidade foi acompanha por familiares, desembargadores e juízes federais, desembargadores aposentados e servidores do TRF4.

A Galeria dos Diretores fica no saguão de entrada da Emagis, no 6º andar da Torre B do prédio do tribunal.
 


Familiares do desembargador Pamplona descerraram a fotografia na Galeria dos Diretores da Emagis