TRF4 | Prestação Jurisdicional

Conselho Nacional de Justiça começa inspeção no TRF4

14/10/2019 - 17h03
Atualizada em 14/10/2019 - 17h03
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Iniciou hoje (14/10) no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) a inspeção ordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que objetiva verificar o funcionamento dos setores administrativos e judiciais da Corte. A cerimônia de abertura foi coordenada pelo presidente do tribunal, desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus, e contou com um vídeo de apresentação do corregedor nacional, ministro Humberto Martins.

“Nosso objetivo não é a apuração de faltas ou falhas. As inspeções são instrumentos importantes para a reflexão e a correção de rumos. Elas apontam quando é necessário criar meios para que a população seja melhor atendida”, afirmou o ministro, que se encontra em trânsito e estará no tribunal amanhã.

A equipe da Corregedoria Nacional é formada de quatro grupos coordenados por juízes, que inspecionarão a Presidência, a Vice-Presidência, a Corregedoria Regional, a Escola da Magistratura (Emagis) e mais três gabinetes escolhidos por sorteio. Serão inspecionados presencialmente os gabinetes dos desembargadores federais João Batista Pinto Silveira, Cândido Alfredo Silva Leal Júnior e Vivian Josete Pantaleão Caminha.

Representando Humberto Martins na abertura, o juiz federal Miguel Ângelo Alvarenga Lopes enfatizou que espera colher bons exemplos na corte. “O tribunal da 4ª Região tem dado muitos bons exemplos para os tribunais do país. Nossa expectativa é conhecer melhor essas boas práticas e poder exportar para o Judiciário brasileiro”, contou o magistrado. “Somos aliados buscando a melhoria dos trabalhos jurisdicionais em prol da população”, completou.

Segundo Laus, o TRF4 é o maior interessado na inspeção. “Esperamos que possa gerar alguma contribuição para a melhora institucional. Todos aqui, magistrados e servidores, somamos no sentido de entregar uma produção jurisdicional de qualidade. Não nos permitimos o retrabalho e primamos pelo princípio da duração razoável do processo”, concluiu o presidente do tribunal.

Além de Laus e Alvarenga Lopes, a cerimônia de abertura contou com a presença do vice-presidente da corte, desembargador Luís Alberto d'Azevedo Aurvalle, da corregedora regional, desembargadora Luciane Amaral Corrêa Münch, do diretor geral do tribunal, Gaspar Paines Filho, que formaram a mesa, além de magistrados e servidores. A Inspeção acontece até a próxima quinta-feira (17/10).
 


(esq. p/dir.) Juiz federal Miguel Ângelo Alvarenga Lopes, desembargador Luís Alberto d'Azevedo Aurvalle, vice-presidente do TRF4, desembargador Victor Laus, presidente do TRF4, desembargadora Luciane Amaral Correa Münch, corregedora regional, e o diretor geral da corte, Gaspar Paines Filho