TRF4 reforça campanha do Outubro Rosa com decoração especial
Atualizada em 22/10/2019 - 16h38
Quem circulou hoje (22/10) pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre (RS), teve seu dia mais colorido pela decoração de sombrinhas com a cor do Outubro Rosa. A ação, que faz parte do movimento de luta contra o câncer de mama, é promovida pela Divisão de Saúde da corte e segue na passarela do nono andar da sede até o final deste mês de conscientização. Além das sombrinhas, também é possível notar o Espaço da Sororidade, onde as mulheres do TRF4 poderão deixar mensagens de apoio para outras mulheres que estão lutando contra o câncer. As mensagens serão enviadas para a ONG Projeto Camaleão, que tem como objetivo reforçar a autoestima e promover a reinserção social de pessoas diagnosticadas com a doença.
A iniciativa é um movimento da instituição em adesão ao combate à doença que mata 46 mulheres todos os dias no Brasil, onde, até o final do ano, devem ser confirmados 59.700 novos casos, segundo o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama). A diretora da Divisão de Saúde do tribunal, Tatiana Names, considera importante a participação do TRF4 nessa campanha internacional. “O tribunal, como um órgão de justiça, tem um papel significativo nessas políticas, porque marca sua posição de apoio a uma causa que precisa ser discutida e priorizada”.
No cotidiano das magistradas, servidoras, estagiárias e terceirizadas do TRF4, é possível perceber o convívio com o índice que mostra a Região Sul e, especificamente, Porto Alegre como áreas de maiores incidências do câncer de mama. Tatiana comenta que, com o alto número de casos dentro da instituição, a prevenção é o caminho mais incentivado pelo órgão. “Muito além de botar sombrinhas e iluminar o prédio, o que fazemos é chamar atenção que o mais importante é a prevenção do câncer de mama pelos exames periódicos”, ressalta a diretora.
Aos que não podem presenciar a decoração e a iluminação especial do prédio do tribunal ou do museu que abriga a história de importantes decisões da Justiça Federal da 4ª Região, é possível acompanhar a mobilização da corte na campanha de Outubro Rosa pelas plataformas digitais. Através de postagens nas redes sociais, o TRF4 também chama a atenção sobre os direitos sociais de pacientes com câncer de mama, formas de prevenção, fatores de risco e convida para que todos participem das publicações com depoimentos e palavras de motivação.
Outubro Rosa
O mês de outubro é considerado mês de combate à doença, com objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, motivar a conscientização, possibilitar maior acesso aos serviços de tratamento e diagnóstico e contribuir para a redução da mortalidade.
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFRSJFRS | Improbidade administrativaEx-gerente da Caixa é condenado a pagar mais de R$2 milhões em função dos prejuízos causados ao banco10/07/2025 - 17:45
-
JFPRJFPR | Vínculo empregatícioJFPR garante aposentadoria a trabalhador rural após 36 anos de serviços sem registro em carteira10/07/2025 - 16:30
-
JFPRJFPR | Despachos e sentençasEsboços manuscritos de Cal Garcia são base de tese de doutorado na UEL10/07/2025 - 16:25