Saúde

TRF4 reforça campanha do Outubro Rosa com decoração especial

22/10/2019
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

Quem circulou hoje (22/10) pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre (RS), teve seu dia mais colorido pela decoração de sombrinhas com a cor do Outubro Rosa. A ação, que faz parte do movimento de luta contra o câncer de mama, é promovida pela Divisão de Saúde da corte e segue na passarela do nono andar da sede até o final deste mês de conscientização. Além das sombrinhas, também é possível notar o Espaço da Sororidade, onde as mulheres do TRF4 poderão deixar mensagens de apoio para outras mulheres que estão lutando contra o câncer. As mensagens serão enviadas para a ONG Projeto Camaleão, que tem como objetivo reforçar a autoestima e promover a reinserção social de pessoas diagnosticadas com a doença.

A iniciativa é um movimento da instituição em adesão ao combate à doença que mata 46 mulheres todos os dias no Brasil, onde, até o final do ano, devem ser confirmados 59.700 novos casos, segundo o Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama). A diretora da Divisão de Saúde do tribunal, Tatiana Names, considera importante a participação do TRF4 nessa campanha internacional. “O tribunal, como um órgão de justiça, tem um papel significativo nessas políticas, porque marca sua posição de apoio a uma causa que precisa ser discutida e priorizada”.

No cotidiano das magistradas, servidoras, estagiárias e terceirizadas do TRF4, é possível perceber o convívio com o índice que mostra a Região Sul e, especificamente, Porto Alegre como áreas de maiores incidências do câncer de mama. Tatiana comenta que, com o alto número de casos dentro da instituição, a prevenção é o caminho mais incentivado pelo órgão. “Muito além de botar sombrinhas e iluminar o prédio, o que fazemos é chamar atenção que o mais importante é a prevenção do câncer de mama pelos exames periódicos”, ressalta a diretora.

Aos que não podem presenciar a decoração e a iluminação especial do prédio do tribunal ou do museu que abriga a história de importantes decisões da Justiça Federal da 4ª Região, é possível acompanhar a mobilização da corte na campanha de Outubro Rosa pelas plataformas digitais. Através de postagens nas redes sociais, o TRF4 também chama a atenção sobre os direitos sociais de pacientes com câncer de mama, formas de prevenção, fatores de risco e convida para que todos participem das publicações com depoimentos e palavras de motivação. 

Outubro Rosa

O mês de outubro é considerado mês de combate à doença, com objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, motivar a conscientização, possibilitar maior acesso aos serviços de tratamento e diagnóstico e contribuir para a redução da mortalidade.