Homenagem

Desembargador Thompson Flores é agraciado com medalha no TJSP

18/12/2019
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • TRF4 no Flickr
  • Assine o RSS do TRF4

O desembargador federal Thompson Flores, ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e atual presidente da 8ª Turma da corte, recebeu ontem (17/12), no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), a medalha “Ministro Pedro Rodovalho Marcondes Chaves”. A cerimônia solene ocorreu no Palácio da Justiça, na capital paulista. 

A comenda, instituída pela Resolução nº 154/2002, destina-se a contemplar magistrados e figuras de destaque que, por sua cultura, comportamento moral, conduta e trabalho contribuem para o prestígio do Poder Judiciário.

O presidente do TJSP, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, ressaltou que o agraciado, de família tradicional de juristas, além de ex-presidente do TRF4, é neto de Carlos Thompson Flores, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), e trineto de Carlos Thompson Flores, fundador da Faculdade Livre de Direito de Porto Alegre. 

“É uma honra estar ao lado e prestar esta homenagem, em nome do povo bandeirante, ao desembargador da terra dos pampas gaúchos, região habitada por um povo guerreiro, que traz no sangue as glórias do passado e que mantém suas tradições. Nós, bandeirantes, também lutamos para que a linha de Tordesilhas fosse afastada, fazendo desse país o território continental que conhecemos hoje”, declarou o presidente do TJSP. “Assim, outorgo ao excelentíssimo desembargador federal esta comenda em nome dos 360 desembargadores, 2.600 juízes e 43 mil servidores, além dos 30 mil terceirizados e estagiários desta corte paulista”, acrescentou.

O homenageado citou fatos históricos que unem São Paulo ao Rio Grande do Sul. “São Paulo está presente na história do Rio Grande do Sul desde o seu início, em 1737, uma vez que os fundadores Jerônimo de Ornellas e Dionísio Rodrigues Mendes foram casados com duas irmãs, netas do português Antônio Raposo de Tavares, conhecido como bandeirante paulista. Assim, no sangue de cada gaúcho há uma ponta importante de São Paulo”, disse Thompson Flores.

Contando casos que envolveram grandes personalidades do Poder Judiciário brasileiro, ele afirmou que compartilhará a condecoração com todos os magistrados do TRF4. “Orgulha-me o fato de receber uma condecoração que leva o nome do ministro Pedro Rodovalho Marcondes Chaves. Essa é uma das mais importantes homenagens que já recebi”, falou.

Destacando o excelente trabalho prestado pelo homenageado na Presidência do TRF4, o presidente da Seção de Direito Criminal do TJSP, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, representando o atual corregedor-geral da Justiça e presidente eleito para o próximo biênio, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, destacou que Thompson Flores continuará sendo uma referência no meio jurídico de todo o país. 

“Nós, paulistas, somos assim: tratamos bem aqueles que nos são caros. Vossa Excelência estará sempre no coração de todos os magistrados bandeirantes”, destacou Garcia.

Também prestigiaram a solenidade o presidente eleito da Seção de Direito Privado para o biênio 2020/2021, desembargador Dimas Rubens Fonseca; o presidente do Grupo de Câmaras Reservadas de Direito Empresarial, desembargador Cesar Ciampolini Neto; os juízes assessores da Presidência do TJSP Airton Pinheiro de Castro e Ricardo Dal Pizzol (Assuntos Juridicionais) e Maria Rita Rebello Pinho Dias (Tecnologia, Gestão e Contratos – TGC); o chefe da Assessoria Militar do TJSP, coronel PM Sérgio Ricardo Moretti; a secretária da Secretaria da Presidência, Tatiana Aparecida Coelho Marchi; os integrantes da APMTJ tenente-coronel Oswaldo de Miranda Filho, capitães PM Rafaelle Antônio Califano e Vagner Martins da Silva e primeiros-tenentes PM Cristiano Roberto Tonon e Tiago Morato; e a assessora técnica de gabinete judiciário Talita Mayara de Oliveira Nucci.

Fonte: Comunicação Social/TJSP