TRF4 | CONCILIAÇÃO

Presidente do TRF4 recebe prêmio ‘Conciliar é Legal’

19/02/2020 - 14h29
Atualizada em 19/02/2020 - 14h29
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus, recebeu na noite de ontem (18/2) o prêmio Conciliar é Legal na categoria Tribunais Regionais Federais. A gratificação, conferida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem o objetivo de identificar, disseminar e estimular os métodos consensuais de resolução de conflitos. Na cerimônia, que ocorreu na sede do conselho, em Brasília, o corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, entregou a Laus o quarto prêmio que o TRF4 recebe em 10 edições de premiação, tendo ganhado menção honrosa em outros anos.

O projeto premiado foi o “Conciliação Cooperativa”, que é um convênio estabelecido com a Justiça Estadual e Procuradoria Federal para promover a conciliação em ações que requerem benefício previdenciário por incapacidade e tramitam na competência delegada.

Com a Conciliação Cooperativa, as comarcas estaduais passaram a solicitar as perícias médicas à Central de Perícias e Conciliações da Justiça Federal da capital, que realiza a perícia médica e encaminha para a conciliação processos com chances de acordo. Nos processos conciliados, é determinada à agência da Previdência Social a imediata implantação do benefício previdenciário. Também é expedida a requisição de pagamento ao TRF4 e comunicação eletrônica à Justiça estadual para baixa do processo. Nos casos em que a conciliação não é alcançada, o resultado da perícia é enviado à Justiça estadual, para prosseguimento do feito. O projeto foi implantado pelo Sistema de Conciliação da 4ª Região (Sistcon), primeiramente em Santa Catarina, na gestão do desembargador federal Rogerio Favreto, e expandido para o Paraná durante a gestão do desembargador Jorge Antônio Maurique.

Segundo o Sistcon, o Conciliação Cooperativa promoveu a solidariedade entre as instituições envolvidas, ofereceu ao cidadão uma prestação jurisdicional mais célere e eficiente e proporcionou ao poder público economia de custos, tempo e força de trabalho. O projeto foi inspirado em experiência iniciada da 26ª Vara Federal de Conciliação de Porto Alegre, sendo aprofundada e ampliada para Santa Catarina e Paraná.

O TRF4 também recebeu o prêmio em 2010, pela realização de mutirões nos três estados do Sul, em 2014, pelo conjunto de projetos realizados na conciliação, e em 2017, pela prática “Equipe de Trabalho Remoto- Benefício por Incapacidade”.


Ministro Humberto Martins (E) entregou o prêmio ao desembargador federal Victor Laus