Itamaraty divulga eleição do juiz Marcelo De Nardi à Presidência do CGAP/HCCH
Atualizada em 06/09/2022 - 16h46
O Itamaraty publicou na última semana (9/3) nota sobre a eleição do juiz federal Marcelo De Nardi, da Justiça Federal da 4ª Região, para presidir o Conselho de Assuntos Gerais e Política da Conferência d'A Haia de Direito Internacional Privado (HCCH). Abaixo, a nota na íntegra:
"Eleição do Senhor Marcelo De Nardi à Presidência do CGAP/HCCH
O juiz federal Marcelo De Nardi, do Tribunal Regional Federal do Rio Grande do Sul, foi eleito Presidente do Conselho de Assuntos Gerais e Políticos (CGAP) da Conferência da Haia de Direito Internacional Privado, conhecida pela sigla HCCH.
Os temas abordados pela HCCH têm impacto direto na vida de cidadãos. Fundada em 1893, a organização é responsável por reunir e aprimorar diversos instrumentos de cooperação jurídica internacional, especialmente no que diz respeito ao direito de família e proteção à criança, ao direito processual civil internacional e ao direito comercial e financeiro transnacional. Podem ser citados como exemplos a autenticação facilitada de documentos e a prevenção do sequestro internacional de crianças.
O CGAP é a instância deliberativa máxima da HCCH, responsável pela coordenação e condução da agenda temática do organismo e pelo gerenciamento de governança geral da Conferência.
É a primeira vez que um brasileiro é eleito para ocupar a Presidência do CGAP. O senhor De Nardi é, também, o primeiro latino-americano e o primeiro cidadão oriundo de país em desenvolvimento a presidir o Conselho."
Acesse o site do Ministério das Relações Exteriores AQUI.
Com informações da Imprensa/SJRS
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFPRJFPR | Interação institucionalPresidente do STF visita sede da JFPR em encontro com magistrados da 4ª Região22/12/2025 - 17:50 -
JFPRJFPR | CelebraçãoEmoção, arte e solidariedade marcam encerramento das atividades de 2025 na SJPR22/12/2025 - 17:45 -
JFRSJFRS | Monitoramento eletrônicoJF Porto Alegre destina recurso para compra e customização de unidade móvel para Polícia Penal19/12/2025 - 18:15






