Candidato com diagnóstico tardio de autismo tem direito a vaga para pessoas com deficiência
Atualizada em 01/09/2022 - 16h43
Por unanimidade, a 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) confirmou na última semana (17/5) liminar proferida pela Justiça Federal de Curitiba em dezembro de 2021 que determinou à Universidade Federal do Paraná (UFPR) que mantivesse como candidato à vaga de pessoa com deficiência estudante com autismo.
A UFPR recorreu ao tribunal alegando que o estudante, que passou em Medicina para o primeiro semestre de 2021, não apresentou parecer pedagógico, pois havia sido diagnosticado no final do ensino médio. A instituição ressalta que o documento era imprescindível e é requerido no Guia do Candidato.
Conforme a relatora do caso, desembargadora Marga Inge Barth Tessler, o indeferimento de participação do impetrante às vagas para pessoas com deficiência exclusivamente por não possuir relatório/parecer médico referente ao acompanhamento durante os ensinos fundamental e médio não encontra amparo nas regras do edital nem pode ser considerado congruente com o princípio constitucional da igualdade.
Conforme Tessler, “o Guia do Candidato, ao fixar que a aferição do impedimento ou restrição no desempenho do processo de aprendizagem seria feita exclusivamente com base do acompanhamento especial recebido pelo aluno durante a educação básica, partiu de premissas lógicas equivocadas e fez conclusões falaciosas”
A magistrada frisou que, desta forma, a instituição exclui todas as pessoas com deficiência que efetivamente tiveram alguma perda educacional, porém nunca obtiveram assistência/acompanhamento especial institucional. “É o caso dos autos, em que o impetrante recebeu o diagnóstico apenas durante o ensino médio e o atendimento pedagógico suplementar foi realizado caso pela mãe que possui formação da área de educação”, observou a magistrada.
A relatora afirmou ainda que o regramento discrimina aqueles que passaram a ser deficientes após o encerramento da educação básica e aqueles com doença degenerativa, de modo que o grau de impedimento/restrição decorrente da deficiência é agravado com o tempo.
ACS/TRF4 (acs@trf4.jus.br)
notícias relacionadas
-
JFRSJFRS | Julgamento com Perspectiva de GêneroMenina autista garante recebimento de BPC mesmo com renda familiar per capita superior a ¼ do salário mínimo11/12/2024 - 20:01
-
JFRSJFRS | Pensão por morteFamília de criança com autismo garante recebimento de 100% do salário de benefício pelo falecimento do pai16/09/2024 - 18:23
notícias recentes
-
JFRSJFRS | Improbidade AdministrativaEmpregados da Embrapa Uva e Vinho e fornecedor são condenados por irregularidades em contratações públicas18/06/2025 - 17:57
-
TRF4TRF4 | NOVA GESTÃO NO TRF4Desembargador João Batista Pinto Silveira toma posse como presidente nesta sexta-feira (20/6)18/06/2025 - 16:25
-
TRF4TRF4 | Processo SeletivoInscrições para estágio em Direito no TRF4 encerram na sexta-feira (20/6)18/06/2025 - 15:08