JFPR |

Grupo investigado de contrabando de cigarro é alvo de operação

07/12/2021 - 14h38
Atualizada em 07/12/2021 - 14h38
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A 3ª Vara Federal de Maringá autorizou o cumprimento de 09 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de prisão preventiva para desarticular uma organização criminosa atuante no contrabando de cigarros. O cumprimento dos mandados aconteceu na manhã desta terça-feira (07) pela Polícia Federal (PF) nas cidades de Umuarama e Maria Helena, no Paraná, e Porangaba (SP). A operação recebeu o nome de Retorno. 

A investigação teve início em 2019, quando foram detectadas as primeiras informações da existência de um grupo de pessoas promovendo o contrabando de cigarros em larga escala. Observou-se que os cigarros provenientes do Paraguai chegavam ao Brasil por rotas diversas, inclusive por portos clandestinos no Rio Paraná que seguiam por via rodoviária, passando pela região de Umuarama e Maringá com destino aos Estados de São Paulo e Minas Gerais. 

Segundo a PF, ao longo da investigação foram presos em flagrante 21 membros da organização criminosa e apreendidos 23 veículos utilizados no transporte de grandes cargas de cigarros, entre carretas, caminhões e automóveis de batedores, muitos deles com os sinais identificadores adulterados. Também foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal aproximadamente 4 milhões de maços de cigarros, avaliados em mais de 20 milhões de reais, sendo apurados mais de 30 milhões de reais em tributos.

Com informações da Polícia Federal.