JFPR |

Momento Memória Biografias - Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul

06/07/2022 - 13h38
Atualizada em 06/07/2022 - 13h38
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Esta edição do Momento Memória Biografias conta a história do parnanguara Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul.

Político, empresário, humanista! O Barão (cujo título recebeu da princesa Isabel em 1888) era abolicionista convicto, defendendo a total libertação dos escravos quando foi Presidente da Câmara Municipal de Curitiba.

Aos 27 anos instalou seu primeiro engenho de erva-mate, em Antonina. Com a construção da Estrada da Graciosa, transferiu suas atividades de Paranaguá para Curitiba, onde adquiriu e modernizou o Engenho Iguaçu, construiu o Engenho Tibagy, comprou serrarias e lançou-se à exportação de madeira.

Entre 1870 e 1890, o Barão do Serro Azul foi considerado o maior exportador de erva-mate do Paraná e o maior produtor de erva-mate do mundo!

Em 1890, ajudou a fundar a Associação Comercial do Paraná, tornando-se seu primeiro presidente.

Morreu tragicamente em 1894, assassinado na estrada ferro Curitiba-Paranaguá, acusado de participação na Revolução Federalista ao lado dos rebeldes.

acervo de processos históricos da JFPR possui quatro autos em que o nosso biografado, o Barão do Serro Azul, é parte processual.

Vamos juntos conhecer esta incrível biografia? É só acessar: Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul