Momento Memória Biografias - Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul
Atualizada em 06/07/2022 - 13h38
Esta edição do Momento Memória Biografias conta a história do parnanguara Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul.
Político, empresário, humanista! O Barão (cujo título recebeu da princesa Isabel em 1888) era abolicionista convicto, defendendo a total libertação dos escravos quando foi Presidente da Câmara Municipal de Curitiba.
Aos 27 anos instalou seu primeiro engenho de erva-mate, em Antonina. Com a construção da Estrada da Graciosa, transferiu suas atividades de Paranaguá para Curitiba, onde adquiriu e modernizou o Engenho Iguaçu, construiu o Engenho Tibagy, comprou serrarias e lançou-se à exportação de madeira.
Entre 1870 e 1890, o Barão do Serro Azul foi considerado o maior exportador de erva-mate do Paraná e o maior produtor de erva-mate do mundo!
Em 1890, ajudou a fundar a Associação Comercial do Paraná, tornando-se seu primeiro presidente.
Morreu tragicamente em 1894, assassinado na estrada ferro Curitiba-Paranaguá, acusado de participação na Revolução Federalista ao lado dos rebeldes.
O acervo de processos históricos da JFPR possui quatro autos em que o nosso biografado, o Barão do Serro Azul, é parte processual.
Vamos juntos conhecer esta incrível biografia? É só acessar: Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFRSJFRS | Perícias médicasReunião é realizada com peritos médicos em Porto Alegre29/05/2025 - 18:56
-
TRF4TRF4 | ParticipaçãoJustiça Federal abre espaço para escuta da sociedade na definição das metas nacionais para 202629/05/2025 - 16:03
-
TRF4TRF4 | Direitos sociais e humanos e proteção do meio ambienteDesembargador Favreto participa de encontro internacional na Cidade do Vaticano29/05/2025 - 15:31