JFSC | CULTURA DA PAZ

Semana Nacional de Conciliação inicia nesta segunda-feira com previsão de mais de 400 audiências na JFSC

08/11/2021 - 17h52
Atualizada em 08/11/2021 - 17h52
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Iniciou nesta-segunda-feira (08/11) a Semana Nacional de Conciliação, realizada pelo Conselho Nacional de Justiça, em parceria com os Tribunais Federais, Tribunais do Trabalho e Tribunais de Justiça. As audiências de conciliação estão sendo realizadas de modo virtual, no âmbito dos Cejuscon´s (Centro Judiciário de Solução de Conflitos), em diversas regiões do estado: em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Tubarão e Jaraguá do Sul estão pautados 197 processos ao todo. Em Florianópolis, o Cejuscon pautou audiências de conciliação em 213 processos, que estão sendo realizadas em salas virtuais simultâneas. Durante a Semana, também haverá homologação de acordos em processos referentes aos expurgos inflacionários.

A maior parte das audiências versa sobre processos previdenciários, danos morais contra a Caixa Econômica Federal e contratos comerciais firmados com a instituição. Por meio da Campanha Você no Azul, a CAIXA oferece liquidação de dívidas, com desconto, de contratos em atraso.

O mutirão de conciliações vai até a próxima sexta-feira (12/11) e conta com a participação de juízes federais coordenadores dos Cejuscon´s, conciliadores voluntários e servidores. As partes podem participar acompanhadas ou não de advogado. A campanha é realizada anualmente pelo CNJ desde 2006 e visa incentivar a utilização de métodos consensuais para a solução de conflitos. Neste ano, o slogan do evento é "Conciliação: mais tempo para você", pretendendo destacar que, por meio da solução negociada de litígios, os cidadãos podem otimizar seu tempo, devido à celeridade e eficiência na prestação jurisdicional propiciada pela autocomposição.

Texto produzido pelo Cejuscon de Florianópolis.