TRF4 nega isenção de IR sobre incentivos e gratificações
Atualizada em 19/10/2022 - 13h54
A 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou recurso ontem (18/10) de um funcionário da EmaterRS-Ascar que requeria a inexigibilidade de imposto de renda e a restituição em dobro dos valores recolhidos sobre incentivo à capacitação, anuênios, terço de férias, gratificação técnica e reposição de perdas salariais decorrentes de dissídio coletivo.
O autor alegava que “o legislador subverteu o conceito constitucional de renda ao impingir a incidência do imposto sobre valores não integrantes do patrimônio do contribuinte, desta forma, violando os limites materiais da imposição e o princípio da capacidade contributiva”.
Conforme o relator, juiz federal Roberto Fernandes Júnior, convocado no TRF4, todos os valores que o trabalhador assalariado recebe a título de retribuição decorrente do contrato de trabalho constituem "renda" sua, e sobre eles incide o IRPF. “Sem que o pagamento de determinada verba esteja precisamente previsto na legislação tributária como parcela dedutível ou isenta, ele comporá necessariamente a base de cálculo do IRPF”, afirmou Fernandes Júnior.
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFRSJFRS | Improbidade administrativaEx-gerente da Caixa é condenado a pagar mais de R$2 milhões em função dos prejuízos causados ao banco10/07/2025 - 17:45
-
TRF4TRF4 | JURISPRUDÊNCIAA edição nº 261 do Boletim Jurídico do TRF4 já está disponível10/07/2025 - 16:48
-
JFPRJFPR | Vínculo empregatícioJFPR garante aposentadoria a trabalhador rural após 36 anos de serviços sem registro em carteira10/07/2025 - 16:30