JFRS | Pernambuco

Inovatchê participa de Festival de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário

05/12/2022 - 11h52
Atualizada em 06/12/2022 - 10h56
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

O Laboratório de Inovação (Inovatchê) da Justiça Federal do RS (JFRS) participou do II Festival Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (Fest Labs) na semana passada (30/11 a 1/12) em Recife (PE). Um dos destaques da abertura foi o lançamento da plataforma RenovaJud, desenvolvida  pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para promover a integração e a colaboração de todos os laboratórios de inovação existentes no Poder Judiciário. A plataforma foi apresentada pela Conselheira do CNJ Salise Monteiro Sanchotene e pelo servidor da JFRS Mateus Beck.

A conselheira destacou que o RenovaJud tem o objetivo de tornar o processo de inovação mais transparente, permitindo que qualquer pessoa possa acompanhar a produção dos laboratórios de inovação dos tribunais. “Nossa intenção com esse projeto é promover mais intercâmbios e parcerias entre os tribunais e também com agentes externos ao Judiciário”.

Em seguida, Beck apresentou as características da plataforma, como o público destinado, os responsáveis pela curadoria dos conteúdos e como funcionará. O Renovajud ficará hospedado no portal do CNJ no endereço https://renovajud.cnj.jus.br/.

No evento, o Inovatchê participou com um estante onde as magistradas Daniela Tocchetto Cavalheiro, coordenadora do laboratório, e Rafaela Santos Martins da Rosa e a servidora Niriane Neumann divulgaram as iniciativas mais recentes, como o PentaPop, o Descomplicando (Curso de Linguagem Simples),o JusClima2030 , o Inventário dos Gases de Efeito Estufa da JFRS e Levantamento sobre as ações de mitigação e de adaptação às mudanças climáticas no âmbito das unidades judiciárias brasileiras 2022

O II Fest Labs foi promovido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco e contou com a parceria do CNJ. Participaram desta edição 86 órgãos da Justiça, tribunais estaduais, regionais eleitorais, regionais federais, regionais do trabalho e cortes superiores.

Executado em formato de festival, com feira de estandes para apresentar projetos inovadores de todo o Brasil, o evento é composto de oficinas, palestras, exposições e feira de projetos, incluindo atividades culturais e artísticas, como apresentações de grupos populares de maracatu, frevo e manguebeat. Ao todo, cerca de 450 participantes integrantes do Judiciário brasileiro se encontram em lounges, estandes abertos, palcos animados, mesas de conversas, café com debates e a grande arena Judverso.

Com informações do CNJ 

 

Secos/JFRS (secos@jfrs.jus.br)


a foto mostra o servidor mateus, homem branco, de barba grisalha, cabelos castanhos, falando com microfone na mão. atrás dele, um grande telão.
Servidor do Inovatchê/JFRS apresentou RenovaJud na abertura do evento