JFRS | Portal da Memória

Mais de 130 anos de história reunidos em único lugar

02/03/2023 - 16h13
Atualizada em 02/03/2023 - 16h16
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Neste mesmo dia, em 1891, a Justiça Federal se instalava no Rio Grande do Sul numa sala da antiga Câmara Municipal de Porto Alegre. Ao longo de 131 anos, a JFRS passou por inúmeras evoluções e transformações, tanto em termos de estrutura e recursos humanos quanto no modo de realizar o trabalho de prestação jurisdicional. Trabalho este que já impactou a vida de milhares de pessoas com as decisões proferidas nos processos. Essa história é constantemente relembrada e atualizada no Portal da Memória da instituição

Quem visita o site pode conhecer os acontecimentos significativos da Linha do Tempo ou os Espaços de Memória. Também pode ver as Peças Museológicas componentes do acervo da instituição. Exposições e eventos promovidos pela JFRS também marcam presença no portal.

A aproximação cada vez maior da Justiça Federal com o cidadão gaúcho, com sua expansão para o interior do estado, pode ser conhecida na página dedicada as Subseções Judiciárias. Ao escolher uma cidade-sede, o visitante pode ver o desenvolvimento e atuação da JFRS naquela região, além de entrar em contato com algumas importantes decisões judiciais proferidas naquela unidade.

O Portal da Memória da JFRS é um espaço criado para reunir a história da instituição em terras gaúchas. Como a história é escrita cotidianamente, o site não é estático, tem contínua atualização.

 

Secos/JFRS (secos@jfrs.jus.br)


a imagem mostra um pedaço de uma página do portal da memória. Aparece a foto de um prédio antigo com a inscrição história da justiça federal do rio grande do sul
A história da JFRS é contada através de textos, fotos e vídeos