TRF4 | Justiça Restaurativa

Formação de Facilitadores de Círculos Restaurativos trouxe situações práticas

17/03/2023 - 16h51
Atualizada em 21/03/2023 - 11h55
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

Foi concluída hoje (17/3) o Curso de Formação de Facilitadores de Círculos Restaurativos de Paz Avançado – Situações Complexas, promovido pelo Núcleo de Justiça Restaurativa (Nujure) e a Escola da Magistratura (Emagis) do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

A coordenadora do curso, juíza federal Catarina Volkart Pinto, que dirige o Nujure, explicou que durante os três dias de duração foi possível capacitar os servidores e magistrados facilitadores para atender os casos judiciais, criminais e civis que envolvam conflitos ou crimes.

Segundo a juíza federal aposentada Maria Helena Rau de Souza, que participa da formação, o curso foi muito importante para aprimorar a atuação nos círculos. “Estamos tendo uma vivência prática das situações que ocorrem dentro da Justiça Restaurativa e nos preparando para virarmos futuros facilitadores”, salientou.Maria Helena, aposentada que participou do curso.


Foto de pessoas sentadas em cadeiras lado a lado, em semi-círculo. Uma delas fala com os braços abertos e as outras a observam
Facilitadores vivenciaram situações que ocorrem na Justiça Federal
Foto de pessoas sentadas em cadeiras lado a lado, em semi-círculo. Uma delas fala com os braços abertos e as outras a observamFoto dos participantes em duas fileiras. Na primeira aparecem alguns agachados e atrás outros em pé, lado a lado