JFRS garante medicamento a menino com leucemia mielóide aguda
Atualizada em 19/06/2023 - 16h55
A 1ª Vara Federal de Santa Cruz do Sul (RS) garantiu o fornecimento do medicamento Venetoclax 100mg a um menino de cinco anos com leucemia mieloide aguda. A liminar, publicada na última sexta-feira (16/6), é do juiz Adriano Copetti.
A mãe da criança ingressou com a ação contra a União, o Município de Cachoeira do Sul (RS) e o Estado do RS narrando que o filho está em tratamento junto ao Sistema Único de Saúde (Sus) na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Os médicos da criança prescreveram a necessidade do uso do medicamento Venetoclax, sob risco de morte.
Ao analisar o caso, o magistrado pontuou que o medicamento foi prescrito por profissionais vinculados junto ao Sus, mas foi negado na esfera administrativa. Ele destacou que a gravidade do quadro clínico e a necessidade do fármaco ficaram demonstradas, e que o tratamento deve ser imediato.
O juiz concedeu a liminar determinando que os réus forneçam o medicamento pelo prazo de três ciclos de tratamento. Eles têm 15 dias corridos, a contar da intimação, para o cumprimento da decisão.
Copetti também determinou que, ao final dos três ciclos, a mãe deverá atualizar os documentos para provar a necessidade de manutenção do tratamento. Ela também ficará responsável pela renovação semestral do receituário médico e pela devolução, em até 48 horas, dos medicamentos excedentes, caso haja a interrupção ou suspensão do tratamento. Cabe recurso ao TRF4.
Secos/JFRS (secos@jfrs.jus.br)
notícias relacionadas
-
JFRSJFRS | Hospital Santa CruzUnião, Estado e Município têm 60 dias para apresentar dados sobre fila no atendimento em traumatologia e ortopedia25/06/2026 - 18:14 -
JFRSJFRS | Projeto 9 diasCooperação entre 2ª Vara Federal de Santa Cruz do Sul e AGU garante mais de 400 acordos em ações contra o INSS18/06/2026 - 15:16
notícias recentes
-
JFRSJFRS | Processo seletivoJustiça Federal em Bento Gonçalves abre inscrições para estágio em Direito01/08/2026 - 11:00 -
TRF4TRF4 | Justiça EleitoralDesembargador Rogerio Favreto representa o TRF4 na posse do jurista Marcelo da Rosa no TRE-RS31/07/2026 - 19:05 -
JFPRJFPR | Foz do IguaçuAudiência pública discute avanços e mediações para aquisição de terras indígenas Avá-Guarani31/07/2026 - 17:56




