JFRS | Portas abertas

JFRS recebe visita de estudantes da Faculdade Antonio Meneghetti

01/12/2023 - 18h30
Atualizada em 01/12/2023 - 18h34
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4

A Justiça Federal em Porto Alegre (RS) recebeu, hoje (1/12), a visita de alunos da Faculdade Antonio Meneghetti, sediada em Restinga Sêca (RS). Acompanhados do professor Amauri Ventirini, os estudantes do curso de Direito conheceram de perto as instalações e o funcionamento da instituição.

Os estudantes foram instruídos sobre os serviços prestados na Central de Atendimento ao Público (CAP). No local, a diretora da Divisão de Apoio Judiciário, Fabiana Slongo Coiro apresentou o funcionamento das salas de videoaudiências e como a utilização desta ferramenta agiliza a tramitação processual e qualifica a prova, especialmente nas ações penais.

Eles também receberam algumas informações sobre as conciliações no âmbito da instituição, que são realizadas, geralmente, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscons), cuja estrutura foi totalmente desenvolvida para facilitar o diálogo e a prática da conciliação. Os estudantes também percorreram o setor responsável por realizar as perícias médicas na subseção de Porto Alegre.

Na sequência, eles visitaram o Centro de Justiça Restaurativa (Cejure). A servidora Sibele Wolff Garcez apresentou um pouco do trabalho que a instituição está fazendo nesta área.

A programação encerrou na 13ª Vara Federal, de matéria tributária, onde conversaram com o juiz Evandro Ubiratan Paiva da Silveira e com a diretora de Secretaria, Cláudia Marlise da Silva Alberton. Eles contaram um pouco sobre a rotina da unidade e as peculiaridades dos processos que tramitam ali, além de mostraram características do processo eletrônico E-proc.

As visitas orientadas na JFRS podem ser agendadas pelo e-mail secos@jfrs.jus.br ou pelo whats (51) 3214-9006 (somente mensagens).

 

Secos/JFRS (secos@jfrs.jus.br)


a foto mostra os estudantes na secretaria da vara, perto de uma estação de trabalho. eles estão vendo a explicação da servidora
Estudantes conheceram rotina de uma vara federal
a foto mostra os estudantes na secretaria da vara, perto de uma estação de trabalho. eles estão vendo a explicação da servidoraa foto mostra os alunos numa sala. alguns estão sentados e outros em pé. Uma servidora conversa com elesa foto mostra o juiz e os alunos, em pé, em círculo conversandoa foto mostra os alunos numa sala de videoaudiência.