Interessado em exercer profissão de despachante aduaneiro sem fazer exame não consegue liminar
Atualizada em 20/06/2024 - 06h54
A Justiça Federal negou, a um interessado em exercer a profissão de despachante aduaneiro, o pedido de liminar para que a Receita Federal fosse impedida de exigir o exame de qualificação técnica para conceder o registro. A 2ª Vara Federal de Itajaí entendeu que o “decreto-lei” de 1988, que estabeleceu o requisito, tem efeitos de “lei” – o interessado alega que a exigência deve ser prevista em “lei” em sentido estrito.
“Em que pese o Decreto-lei nº 2.472/88 [que instituiu o exame] não seja lei em sentido formal, produz ele efeitos mesmo depois de vigente o art. 37, inciso I, da Constituição Federal, considerando a aprovação, pelo Congresso Nacional, do Decreto Legislativo nº 40/89”, afirmou o juiz Moser Vhoss, em decisão proferida terça-feira (18/6). De acordo com o juiz, o STF já havia decidido que normas desse gênero continuam válidas.
“É verdade que, atualmente, por força da reserva legal [art. 37, I, CF], somente a lei em sentido formal poderia dispor sobre as normas que regulamentam o exercício da função pública de despachante aduaneiro”, observou Vhoss. Entretanto, “estando decreto-lei apto a produzir efeitos no ordenamento jurídico pátrio, normas a partir dele editadas, também seguem produzindo validamente efeitos”, concluiu. Cabe recurso.
notícias relacionadas
notícias recentes
-
JFRSJFRS | Tráfico de drogasQuatro paraguaios e três argentinos são condenados por tráfico internacional de cocaína05/12/2025 - 18:31 -
TRF4TRF4 | SistconFórum Ambiental do TRF4 encerra o ano debatendo APPs05/12/2025 - 17:05 -
TRF4TRF4 | Mutirão 9 DiasColaboração com a AGU para a entrega de benefícios previdenciários05/12/2025 - 15:30






